Kleber Mendonça Filho, O Som ao Redor e a construção de uma ideia sobre o cinema pernambucano

  • Wanderley de Mattos Teixeira Neto Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, 40170-115, Salvador, Bahia

Resumen

Através de um olhar para o cenário de discussões valorativas em torno de O Som ao Redor nos jornais e sites brasileiros percebemos os caminhos pelos quais o filme foi definido socialmente como uma obra de valor e como o seu diretor Kleber Mendonça Filho foi fundamental nesse processo. Percebemos um realizador que empreendeu esforços na construção de sua própria identidade social através de valorações da sua obra e de posicionamentos sobre a produção cinematográfica brasileira do seu tempo.

Biografía del autor/a

Wanderley de Mattos Teixeira Neto, Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, 40170-115, Salvador, Bahia
Mestre e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA na linha de pesquisa Análise de Produtos e Linguagens da Cultura Mediática, com pesquisa desenvolvida em recepção cinematográfica. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e Direito.
Publicado
2018-07-14