Submeter o texto

Para submeter o seu texto deve inserir as suas credenciais (nome de utilizador e senha) em acesso ou proceder ao seu registo. Note que a Aniki usa programas para detetar material não-original nos textos que recebe. Ao submeter o seu texto à Aniki está a consentir que esse tipo de verificação de originalidade ocorra durante os processos de revisão por pares e edição.

Antes de submeter o seu texto, leia com atenção as secções e os documentos seguintes: Missão e âmbito editorial; Políticas de secção; Revisão por pares e ética; Instruções para Autores; e Assegurando a Revisão Cega por Pares.

Preparação do manuscrito: Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar se seguiram todos os itens a seguir listados. As submissões que não estiverem de acordo com estas normas serão rejeitadas. 

1- A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou aceite para publicação noutra revista.

2- Está escrita em português ou inglês. As submissões em espanhol e francês obtiveram o acordo prévio dos editores.

3- O documento principal está paginado e inclui um título, um resumo e palavras-chave nas duas línguas obrigatórias (português e inglês) e na língua do texto (no caso de espanhol e francês). 

4- O texto está em Times New Roman, tamanho 12, parágrafo a espaço e meio, alinhamento justificado. As notas de rodapé estão em numeração árabe, Times New Roman, tamanho 10, parágrafo a espaço simples, alinhamento justificado. Importante: as referências bibliográficas em nota de rodapé devem ser evitadas; quando usadas, devem seguir o sistema autor-data do Chicago Manual of Style.

5- As citações devem ser indicadas por aspas duplas [“...”]; as citações dentro de citações devem ser indicadas por aspas simples [‘...’]. As citações com mais de 3 linhas devem ser recuadas em relação ao corpo do texto (1,25 cm), mantendo de resto a formatação do corpo do texto, mas sem aspas.

6- O documento contém até quatro imagens, inseridas ao longo do texto e não no final. Todas as imagens contêm uma legenda com o formato “Imagem 1: Conteúdo da legenda. | (c) Informação sobre direitos de autor.” Não serão publicadas imagens sem legenda ou sem indicação dos direitos de autor.

7- Os ficheiros de submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (e têm menos de 2MB). As imagens, as tabelas e os diagramas estão inseridos no texto ou serão carregados como documentos suplementares nos próximos passos do formulário online.

8- O título, o resumo e as palavras-chave foram inseridas na secção de metadados do formulário de submissão online e reproduzem os mesmos dados incluídos no documento principal. 

9- O autor seguiu as normas de formatação e citação descritos em Instruções para Autores, bem como o limite de palavras definido nas Políticas de secção.

10- Em caso de submissão a uma secção com revisão por pares (ensaios ou dossiê temático), os ficheiros foram anonimizados de acordo com as instruções disponíveis em Assegurando a Revisão Cega por Pares.

11- Sempre que possível, os DOIs ou URLs das obras citadas foram fornecidos na lista de referências.

12- Todos os autores listados contribuíram ativamente para o trabalho e os seus ORCIDs foram fornecidos. Depois da aceitação do texto para publicação não serão admitidas alterações ao nível da autoria.

13- A atual afiliação institucional dos autores (ou a afiliação onde a pesquisa foi conduzida) foi fornecida. No caso de algum dos coautores listados mudar de instituição durante o processo de revisão de pares, a nova afiliação deve ser dada numa nota.

A Aniki segue o sistema de citação autor-data associado ao Chicago Manual of Style, que usa referências abreviadas em parênteses no corpo do texto e uma lista de referências completas das obras citadas ou mencionadas (e apenas essas), no final do documento. O Chicago Manual of Style pode ser consultado aqui.

A citação de obras e excertos audiovisuais, no corpo do texto ou na “Filmografia” colocada no final do artigo, deve seguir as normas do British Universities Film & Video Council, disponíveis aqui.

Para mais informação e exemplos, consulte as Instruções para Autores.