1. Âmbito

A Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento aceita artigos inéditos em Português e Inglês, e excecionalmente em Castelhano, Francês e Italiano, sobre, entre outras, as seguintes áreas: cinema; televisão; vídeo; culturas digitais; arte cinemática; som, música e imagem em movimento; história e teoria da imagem em movimento.

Para além de ensaios com arbitragem científica (com dupla revisão cega por pares), a Aniki publicará ainda entrevistas; recensões críticas de livros e relatórios de congressos internacionais; bem como textos críticos sobre exposições e festivais sobre todas as áreas descritas acima.

A Aniki foi fundada em maio de 2013 e tem uma periodicidade semestral (janeiro/julho).

2. Processo de Revisão por Pares

Todos os artigos submetidos à secção Ensaios da revista Aniki serão avaliados através de um processo de revisão cega por pares (double blind peer review). Os autores dos artigos devem assegurar o seu anonimato garantindo que o ficheiro submetido não permita a sua identificação nas informações ou propriedades de documento.

O processo editorial da Aniki divide-se em três fases.

a) Avaliação pelos editores

Após a conclusão com sucesso do processo de submissão online, os artigos são lidos e avaliados pelos editores da secção de modo a verificar se o artigo se enquadra ou não nos critérios editoriais da revista (segundo o seu carácter original, a pertinência do tema e a clareza na abordagem). Os artigos recebidos que não se enquadrem, parcial ou integralmente, nas Políticas de Secção e que não assegurem o anonimato do autor serão, de forma automática, recusados. Caso o artigo seja rejeitado, por não se adequar aos critérios editoriais ou às normas da revista, a decisão será comunicada ao autor no prazo de 1 mês.

b) Revisão cega por pares

Caso o artigo seja aceite pelos editores, será dado início ao processo de revisão cega por pares. O artigo é reencaminhado, através do sistema online, a dois revisores com evidentes competências na área ou no tema do artigo. Os revisores não conhecem a identidade do autor da submissão; o autor não conhecerá a identidade dos revisores. Os revisores estarão particularmente atentos aos seguintes critérios: originalidade e relevância do artigo em relação a outros trabalhos sobre o mesmo tema; coerência metodológica; contributo evidente para a área de estudo; clareza na argumentação; qualidade da escrita.

Os pareceres podem conter as seguintes recomendações: recusa do artigo; aceitação com obrigação de proceder a alterações; aceitação sem alterações. A decisão final sobre aceitação de um artigo para publicação após a revisão cega por pares é da exclusiva responsabilidade dos editores e será comunicada ao autor no prazo de 5 meses após a sua receção. A comunicação da decisão será acompanhada dos pareceres dos revisores.

No caso de serem sugeridas modificações ao manuscrito, o autor tem 1 mês para proceder às alterações pedidas pelos revisores e entregar a nova versão do artigo através do sistema online da revista.

c). Edição de texto

Segue-se uma revisão de texto, sobre a qual o autor se deve pronunciar no espaço de 1 semana. Após a formatação e paginação do artigo, o autor terá oportunidade de aprovar a prova final em formato pdf do seu artigo.

3. Periodicidade

A Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento tem uma periodicidade semestral (janeiro/julho).

4. Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

5. Regulamento

O Regulamento da Aniki foi aprovado em Assembleia-geral da AIM e encontra-se disponível aqui.

6. Colaborador

Esta revista é financiada por fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto UID/HIS/04209/2013