Problemáticas do contemporâneo em Tsai Ming-Liang: Memória, distanciamento e sexualidade

  • Marcos Aurélio Felipe Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) / Centro de Educação (CE) / Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC). 59078-970, Natal
Palavras-chave: Contemporaneidade, Cinema, Tsai Ming-liang

Resumo

Abordamos o cinema como narrativa problematizadora da contemporaneidade, a partir da memória, dos distanciamentos afetivos e da sexualidade, que são determinantes para as representações artístico-culturais. Analisamos o filme Adeus, Dragon Inn (2003, de Tsai Ming-liang) em uma perspectiva filmográfica e comparativa com o cinema asiático contemporâneo. Entendemos que um filme pertence a uma tradição e dialoga com o cinema do seu tempo. A análise fílmica deve buscar uma maior compreensão das operações de significação, sensoriais e histórico-culturais dos filmes. Para isso, partimos das vertentes que pensam a contemporaneidade e a linguagem do cinema. Observamos que a obra de Tsai Ming-liang está em estreita sintonia com o contemporâneo, desenvolve constantes narrativas e uma fina reflexão sobre si, seus meios e potencial estéticos.

 

Biografia Autor

Marcos Aurélio Felipe, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) / Centro de Educação (CE) / Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC). 59078-970, Natal
Professor do Centro de Educação-CE, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN (Natal/RN), com doutorado em educação, atuação em ensino e em pesquisa na área das tecnologias e linguagens nos processos educacionais - especificamente, na interface cinema, educação, conhecimento; história e linguagem do documentário; cinema e contemporaneidade; e perspectivas do pensamento acadêmico e da crítica de cinema.
Publicado
2018-07-06