1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14

Seminário de Investigação Permanente


2.ª Edição do Seminário de Investigação Permanente (online)

Com esta iniciativa a AIM pretende reforçar as ligações entre os seus associados independentemente do país ou continente em que se encontram. A próxima sessão terá lugar no dia 9 de novembro de 2021, a partir das 18 horas (hora de Lisboa).


Junte-se a nós através do Zoom: https://us02web.zoom.us/j/86453179606?pwd=V2piTEcra2l0VUxRUFZpdnNjeTRuZz09

ou siga-nos em directo no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCbnPlQjMUSatCXMRIaHaPpw


Entre o Norte e o Sul. Entre o quente e o frio. Nada é tão simples: Reflexões históricas, teóricas, temáticas e estéticas, talvez contemporâneas, sobre cinemas africanos


Com: Jusciele Oliveira, Catarina Laranjeiro, Júlia Oliveira, Paulo Cunha, Michelle Sales e Liliane Leroux


O título, a partir do trecho da letra de uma música do filme Nha Fala (2002) de Flora Gomes, busca representar as múltiplas possibilidades dos cinemas africanos contemporâneos, discute e critica algumas questões, demandas e exigências surgidas nas leituras que abarcam esta cinematografia, como é o caso do enquadramento teórico; divergências sobre nomenclatura; questões de ordem nacional, transnacional, transcultural, local e global; aspectos históricos; pleitos sobre variados temas, enredos, políticas e estéticas que são comuns e muito presentes no debate de ideias contemporâneas, relacionados com os cinemas mundial e africano.