O infinitesimal do capitalismo contemporâneo no documentário brasileiro Banco Imobiliário

  • Aline Bittencourt Portugal Investigadora independente
  • Cezar Migliorin Universidade Federal Fluminense, Pós Graduação em Cinema e Audiovisual, PPGCine, 24210-510, Niterói
Palavras-chave: Cinema, Capitalismo, Subjetividade, Cidade, Mercado imobiliário

Resumo

A partir do filme Banco Imobiliário, de Miguel Antunes Ramos, buscamos perceber os mecanismos de atuação do mercado imobiliário e sua relação indissociável com a produção de desejos, modos de vida e formas de organização das cidades. Cerne do capitalismo atual, essa dimensão produtiva procede através de minúsculas operações, destrinchadas no filme através de discursos, montagens e deslocamentos. Pensaremos o trabalho de Miguel Ramos como mais uma força produtiva na relação com a cidade, que em seus recortes e proposições reinventa o espaço urbano e suas maquinarias subjetivas.

Biografias Autor

Aline Bittencourt Portugal, Investigadora independente
Aline Portugal é mestre em Comunicação Social pela UFF. Integrou a linha Estudos de Cinema e Audiovisual, com a dissertação intitulada "Geografia de espaços outros: ocupar e inventar as cidades no cinema brasileiro contemporâneo". É realizadora audiovisual, roteirista e integrante da Mirada Filmes.
Cezar Migliorin, Universidade Federal Fluminense, Pós Graduação em Cinema e Audiovisual, PPGCine, 24210-510, Niterói
É professor de Cinema e membro do Programa de Pós-Graduação em Comunicação na Universidade Federal Fluminense. Coordenador do projeto nacional de cinema, educação e direitos humanos: Inventar com a Diferença. Doutor pela UFRJ e Sorbonne Nouvelle, na França, com pós-doutorado pela University of Roehampton, na Inglaterra. Desenvolve pesquisas sobre questões estéticas e políticas ligadas ao cinema brasileiro e sobre as relações do cinema com a educação. Organizador do livro Ensaios no Real: o documentário brasileiro hoje (2010), autor do livro de ficção A menina (2014) - ambos editados pela Editora Azougue - e do livro Cartas sem resposta (2015), pela Editora Autêntica.
Publicado
2018-07-14