O Pré-realismo de Manoel de Oliveira (projetos não realizados)

  • Leonor Areal Instituto de História Contemporânea, NOVA-FCSH, Portugal
Palavras-chave: Cinema português, realismo, Manoel de Oliveira, censura, cinema invisível

Resumo

Quarenta e oito anos de ditadura e de censura constituíram uma terrível amputação na cultura portuguesa. Numerosos projetos cinematográficos proibidos ou abortados constam dos arquivos públicos existentes e, em particular, do espólio, agora acessível, de Manoel de Oliveira. A descoberta desses projetos vem desvendar o que poderia ter sido a história do cinema português se alguns destes filmes se tivessem concretizado. Este artigo procura desvelar o conteúdo até hoje desconhecido de diversos filmes de Oliveira que não foram realizados e, assim, “desafiar” algumas das concepções existentes acerca deste autor. Analisando alguns argumentos escritos, procurarei levantar pistas sobre esse cinema que não existiu, constituído de filmes imaginados que nunca viram a luz, mas que fizeram parte da vida e da obra deste criador e existiram num contexto real. Estes documentos, até hoje inéditos, vêm revelar uma faceta desconhecida e marcadamente realista na primeira fase criativa de Oliveira. Discutirei assim as influências e as interações entre diferentes conceitos de realismo e a obra de Oliveira, o que vem reforçar a observação de Georges Sadoul sobre o carácter original e precursor da obra oliveiriana, que antecedeu a emergência dos realismos do pós-guerra.

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Filmografia

A Caça [curta-metragem, 35mm]. Real. Manoel de Oliveira, Portugal, 1964. 26min.

A Canção da Terra [longa-metragem, 35mm]. Real. Jorge Brum do Canto, Portugal, 1938. 97min.

A Estrada (La Strada) [longa-metragem, 35mm]. Real. Federico Fellini, Itália, 1954. 108min.

Aniki-Bóbó [longa-metragem, 35mm]. Real. Manoel de Oliveira. Portugal, 1942. 70min.

As Pinturas do Meu Irmão Júlio [curta-metragem, 35mm]. Real. Manoel de Oliveira, Portugal, 1965. 16min.

Berlim, Sinfonia de uma Cidade [longa-metragem, 35mm]. Real. Walter Ruttmann, Alemanha. 65min.

Douro, Faina Fluvial [curta-metragem, 35mm]. Real. Manoel de Oliveira, Portugal, 1931. 21min.

Estátuas de Lisboa [curta-metragem, 35mm]. Real. Manoel de Oliveira, Portugal, 1932 (inacabado). 8min.

Famalicão [curta-metragem, 35mm]. Real. Manoel de Oliveira, Portugal, 1941. 24min.

Hulha Branca [curta-metragem, 35mm]. Real. Manoel de Oliveira, Portugal, 1932. 7min.

Já se Fabricam Automóveis em Portugal [curta-metragem, 35mm]. Real. Manoel de Oliveira, Portugal, 1938. 9min.

Miramar, Praia das Rosas [curta-metragem, 35mm]. Real. Manoel de Oliveira, Portugal, 1938 (desaparecido). 9min.

O Acto da Primavera [longa-metragem, 35mm]. Real. Manoel de Oliveira, Portugal, 1962. 90min.

O Coração [curta-metragem, 35mm]. Real. Manoel de Oliveira, Portugal, 1958 (inacabado). 16Min.

O Pão [curta-metragem, 35mm]. Real. Manoel de Oliveira, Portugal, 1959. 59min.

O Pão [curta-metragem, 35mm]. Real. Manoel de Oliveira, Portugal, 1964. 24min.

O Pintor e a Cidade [curta-metragem, 35mm]. Real. Manoel de Oliveira, Portugal, 1956. 28min.

Porto da Minha Infância [longa-metragem, 35mm]. Real. Manoel de Oliveira, Portugal, 2001. 62min.

Saltimbancos [longa-metragem, 35mm]. Real. Manuel Guimarães, Portugal, 1951. 92min.

Vila Verdinho - Uma Aldeia Transmontana [curta-metragem, 35mm]. Real. Manoel de Oliveira, Portugal, 1964. 18min.

Visita a Portugal da Rainha Isabel II da Grã-Bretanha, A [curta-metragem, 35mm]. Real. Manoel de Oliveira, Portugal, 1957 (não creditado). 28min.

Publicado
2023-01-20