Considerações para uma Cinematografia de Mulheres: Uma análise do filme À Luz Delas (2019), de Nina Tedesco e Luana Farias
Resumo
Desde o início do cinema, as mulheres executam das mais variadas funções nas equipes e demais espaços relacionados com o universo cinematográfico. Porém, a história oficial do cinema mundial tem tendência para ser contada partindo quase exclusivamente de produções teóricas sobre o cinema e realizações cinematográficas elaboradas por homens. A tal situação associa-se o fato de que, mesmo hoje, as mulheres são consideravelmente excluídas de posições criativas e de liderança. Com o intuito de discutir mais profundamente a presença da mulher no cinema, tanto na sua produção quanto na teorização cinematográfica, este artigo se propõe a analisar À Luz Delas (2019), filme realizado por duas fotógrafas cinematográficas e teóricas do cinema, que discute a presença feminina na direção de fotografia no cinema brasileiro. O presente artigo analisará a relação entre os elementos estéticos e conceituais dessa obra com as teorias do cinema de mulheres, baseando-se, sobretudo, na abordagem da teoria dos cineastas em análise fílmica, e assim refletir sobre as características dessa produção.
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Filmografia
À Luz Delas [longa-metragem, digital]. Dir. Luana Farias e Nina Tedesco. Caraduá Produções, Departamento de Cinema e Vídeo (UFF), Brasil, 2019. 72min.
Amor Maldito [longa-metragem, 35 mm]. Dir. Adélia Sampaio. A. F. Sampaio Produções Artísticas, Gaivota Filmes, Brasil, 1984. 76min.
Et la Femme Créa Hollywood [longa-metragem, digital]. Dir. Clara Kuperberg e Julia Kuperberg. Wichita Films, OCS, França, 2015. 52min.
Um Dia com Jerusa [longa-metragem, digital]. Dir. Viviane Ferreira. Odun Filmes, Cinemática Audiovisual, Brasil, 2021. 74min.