De Minas Gerais à Rússia: Os modos de atuação em Moscou

  • Luíza Zaidan Granato Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Midialogia, 13083-854, Campinas.
Palavras-chave: Documentário, encenação, Eduardo Coutinho, estudos atorais, Erving Goffman.

Resumo

Compreendendo a encenação como uma problemática que concerne também ao ator, o artigo parte de algumas formulações dos estudos atorais, encontradas nos textos de James Naremore, e da abordagem do sociólogo Erving Goffman para compreender o lugar da representação na obra de Eduardo Coutinho. Apoiando-se em artigo do pesquisador Fernão Pessoa Ramos, pretende-se delimitar as características da “encenação-direta” e da “encenação-construída” no documentário Moscou e os modos de atuação presentes no filme. (2009).

Biografia Autor

Luíza Zaidan Granato, Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Midialogia, 13083-854, Campinas.
Atriz e diretora, graduada em Artes Cênicas pela UNICAMP, onde atualmente cursa o mestrado em Multimeios. Investiga o trabalho do ator e as formas de representação presentes no cinema documentário, com a pesquisa “Cinema do encontro: Autorrepresentação e auto-mise-en-scène no documentário de Eduardo Coutinho”.
Publicado
2019-08-20