A longa duração nos planos dos jogos digitais: Aproximações e empréstimos do cinema

  • Roberto Tietzmann PUCRS - Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul - Faculdade de Comunicação Social, Programa de Pós Graduação em Comunicação Social, 90619-900, Porto Alegre - RS
  • André Fagundes Pase PUCRS - Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul - Faculdade de Comunicação Social, Programa de Pós Graduação em Comunicação Social, 90619-900, Porto Alegre - RS
Palavras-chave: Cinema, jogos digitais, montagem proibida, André Bazin, longa duração

Resumo

A ideia que um filme se constitui a partir da montagem é amplamente difundida como uma das forças que deu forma ao cinema. Ao disputar espaço nas telas domésticas com jogos digitais se torna evidente que eles utilizam com muito mais frequência longos planos para mostrar o percorrer das fases e atividades lúdicas desenvolvidas, o que parece contradizer a tradição de representação e narrativa constituída a partir do cinema. Neste texto propomos um olhar sobre a longa duração presente nos jogos digitais propondo que esta é uma solução que se constituiu no encontro entre empréstimos do cinema, dos jogos pré-digitais, das restrições das tecnologias de cada etapa do novo meio e como uma releitura dos conceitos de “montagem proibida” de André Bazin.

Biografias Autor

Roberto Tietzmann, PUCRS - Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul - Faculdade de Comunicação Social, Programa de Pós Graduação em Comunicação Social, 90619-900, Porto Alegre - RS
Roberto Tietzmann é professor e pesquisador do programa de pós-graduação em comunicação social da PUCRS. Concluiu doutorado em comunicação social pela PUCRS (2010) onde estudou efeitos visuais, montagem e narrativa cinematográfica através dos filmes de King Kong. É mestre em Comunicação Social pela PUCRS (2005) onde pesquisou comunicação visual e cinema através dos créditos de abertura de filmes. É professor desde 1999, lecionando disciplinas relacionadas a audiovisual, design e tecnologia.
André Fagundes Pase, PUCRS - Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul - Faculdade de Comunicação Social, Programa de Pós Graduação em Comunicação Social, 90619-900, Porto Alegre - RS
André Fagundes Pase é professor associado e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Escola de Comunicação, Artes e Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Ele recebeu seu diploma de doutorado em comunicação social em 2008 pela PUCRS estudando aspectos do vídeo digital como meio de massa emergente. Possui um título pós-doutorado do Laboratório Gambit do MIT sobre Estudos em Jogos Digitais. Desde 2010, ele coordena o curso de pós-graduação em Game Design na PUCRS. Ele é um participante do grupo de pesquisa ViDiCa.
Publicado
2018-01-02