#firstworldproblems: Quando os filmes longos ficam ainda mais longos

  • William Brown Department of Media, Culture and Language, University of Roehampton, London SW15 5PU, London
Palavras-chave: Filmes longos, Slow cinema, Terceiro mundo, Capitalismo

Resumo

O objetivo deste ensaio é identificar as maneiras através das quais os filmes longos podem ser vistos como um desafio à ideologia capitalista que subjaz a grande parte da vida contemporânea. Farei isto não através da identificação daquilo que constitui um filme longo, mas sim trabalhando com a própria relatividade do termo (não é como se todos os filmes com mais de, digamos, três horas de duração fossem sempre ‘longos’). Isto é, argumentarei que um filme se torna ‘longo’ quando contradiz as exigências da vida contemporânea sob o capitalismo. Explorarei então até que ponto esta contradição se aplica sempre se todos os filmes são, independentemente da sua duração, uma certa forma de espectáculo, e por isso não tanto um desafio, mas sim uma componente crítica da vida sob o capitalismo. Finalmente, sugerirei que é quando os filmes são desnecessariamente mais longos do que deveriam ser – como, por exemplo, quando a Internet não permite o visionamento online –, que temos, talvez, o desafio mais poderoso à ideologia ‘ocupada’ da vida sob o capitalismo.

Biografia Autor

William Brown, Department of Media, Culture and Language, University of Roehampton, London SW15 5PU, London

William Brown is a Senior Lecturer in Film at the University of Roehampton, London. He is the author of Non-Cinema: Global Digital Filmmaking and the Multitude (Bloomsbury, forthcoming), Supercinema: Film-Philosophy for the Digital Age (Berghahn, 2013), and Moving People, Moving Images: Cinema and Trafficking in the New Europe (with Dina Iordanova and Leshu Torchin, St Andrews Film Studies, 2010). He also the co-editor of Deleuze and Film (with David Martin-Jones, Edinburgh University Press, 2012).  He has published numerous essays in journals and edited collections, and has directed various films, including En Attendant Godard (2009), Circle/Line (2016), Letters to Ariadne (2016) and The Benefit of Doubt (2017).

Publicado
2017-04-24
Secção
Dossier Temático