O idoso e a jaula de vidro: Adolf Eichmann e a migração de uma iconografia sub e sobredeterminada

  • Matthias Steinle Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, Diretor-adjunto do IRCAV, Département Cinéma et audio-visuel, Centre Censier, 13 rue de Santeuil, 75005 Paris
Palavras-chave: Adolf Eichmann, migração de imagens, imagens de arquivo, docuficção, Shoah/Holocausto

Resumo

Este artigo discute a imagem de Adolf Eichmann, que assombra os ecrãs desde o seu rapto espectacular na Argentina. Caracterizado por uma ausência de imagens de arquivo do período Nazi e por uma abundância de imagens do julgamento de Jerusalém em 1962, o homem na jaula de vidro é um exemplo interessante do papel das imagens de arquivo na memória cultural e na medialidade da história. Eichmann é analisado enquanto "fenómeno mediático" nas suas diferentes dimensões: primeiro, através de um estudo semiológico das duas imagens icónicas que se tornaram "super signos" do Holocausto e que geraram narrativas contraditórias; depois, uma análise exaustiva dos filmes produzidos sobre Adolf Eichmann e das perspetivas temáticas e narrativas por eles adotadas; uma análise dos três filmes feitos depois da queda do Muro de Berlim e da sua relação com a memória nacional alemã; e, finalmente, uma discussão do motivo central da jaula de vidro e da sua migração para outros contextos fílmicos, dando a Eichmann uma presença mais vasta na cultura popular.

Biografia Autor

Matthias Steinle, Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, Diretor-adjunto do IRCAV, Département Cinéma et audio-visuel, Centre Censier, 13 rue de Santeuil, 75005 Paris
Matthias Steinle é maître de conférences na University Sorbonne Nouvelle – Paris 3 (França) e trabalha na áera da história do cinema e da televisão, do documentário e das relações mediáticas franco-alemãs. Estou cinema e média, Alemão e História nas Universidades de Mainz, Marburg e Paris. Em 2002 terminou a sua tese de doutoramento sobre as representações mútuas da RFA e da RDA no cinema documental (Vom Feindbild zum Fremdbild. Die gegenseitige Darstellung von BRD und DDR im Dokumentarfilm), que foi publicada com um prefácio de Marc Ferro (Universitätsverlag Konstanz, 2003).
Publicado
2015-07-31