Retratos em Azul: Identidade e nostalgia em Ten, Mitake (1995), de Naomi Kawase, e Blue Diary (1997), de Jenni Olson
Resumo
Pelo prisma da nostalgia e das formas de impressão de identidade através do dispositivo cinematográfico – como contributo para o campo dos estudos fílmicos – este artigo propõe o encontro de duas curtas-metragens: Ten, Mitake (1995), da cineasta japonesa Naomi Kawase, e Blue Diary (1997), da realizadora norte-americana Jenni Olson. Frutos de conjunturas culturais distintas, ambos são, contudo, filmes-ensaio oriundos da paisagem cinematográfica do final do século XX. A cor azul, que orienta as identidades visuais, textuais e simbólicas destes dois casos de estudo, é um lugar de união e diálogo, atuando como uma ponte e um gatilho sensorial. Expressivo e abundante nas composições visuais de Ten, Mitake, e pressentido ou ocultado em Blue Diary, o azul reflete estados de espírito e viabiliza um caminho para a interpretação destes dois objetos intimistas como um ponto de acesso aos seus universos privados.
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Filmografia
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Futatsume No Mado (2つ目の窓) [longa-metragem, em linha]. Real. Naomi Kawase. Asmik Ace. Japão, 2014. 110 minutos.
If Every Girl Had a Diary [curta-metragem, em linha]. Real. Sadie Benning. EUA, 1990. 9 minutos.
Katatsumori (組画) [curta-metragem, em linha]. Real. Naomi Kawase. Kumie, Japão, 1994. 39 minutos.
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Like Someone in Love [longa-metragem, DVD]. Real. Abbas Kiarostami. MK2. França e Japão, 2012. 109 minutos.
Los [longa-metragem, em linha]. Real. James Benning. EUA, 2001. 86 minutos.
Lost Book Found [curta-metragem, em linha]. Real. Jem Cohen. Video Data Bank, EUA, 1996. 37 minutos.
News from home [longa-metragem, DVD]. Real. Chantal Akerman. INA, Paradise Films, Unité Trois, ZDF. Bélgica e França, 1976. 88 minutos.
Ni Tsutsumarete [longa-metragem, em linha]. Real. Naomi Kawase. Kumie, Japão, 1992. 40 minutos.
Sharasōju (沙羅双樹) [longa-metragem, DVD]. Real. Naomi Kawase. Kumie, Realproducts. Japão, 2003. 100 minutos.
Ten, Mitake [curta-metragem, em linha]. Real. Naomi Kawase. Kumie, Japão, 1995. 9 minutos.
The Joy of Life [longa-metragem]. Real. Jenni Olson. Frameline Distribution. EUA, 2005. 64 minutos.
Toute une nuit [longa-metragem, DVD]. Real. Chantal Akerman. Paradise Films, Avidia Films, Bélgica, 1982. 90 minutos.
Trois couleurs: bleu [longa-metragem]. Real. Krzysztof Kieślowski. MK2 Productions, CED Productions, CAB Productions, France 3 Cinéma, TOR Studio Productions, Canal+, França, Polónia e Suíça, 1993. 94 minutos.