A Nova Inglaterra como paisagem para o horror feminino em A Bruxa
Resumo
O objetivo deste artigo consiste em realizar uma análise do filme A Bruxa (Robert Eggers, EUA, 2015), a fim de demonstrar como o tema da busca de autonomia feminina em uma sociedade cristã fundamentalista, no espaço ao mesmo tempo selvagem e inóspito da Nova Inglaterra, constrói, conduz e modula as convenções do horror dentro dessa narrativa. Para tal, examinaremos, primeiramente, de que maneira o contexto histórico e religioso dos EUA do século XVII produzia famílias incapazes de lidar com a ideia de autonomia feminina, vista como não natural – e, portanto, potencialmente sobrenatural. Também discutiremos brevemente como o processo histórico estadunidense dos séculos XVII e XVIII originou uma longa tradição de narrativas de horror passadas na região da Nova Inglaterra, às quais A Bruxa também está relacionado.
Referências
Andrade, Fábio. “A Bruxa, de Robert Eggers”. Revista Cinética. http://revistacinetica.com.br/home/a-bruxa-the-witch-de-robert-eggers-euareino-unidocanadabrazil-2015/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=a-bruxa-the-witch-de-robert-eggers-euareino-unidocanadabrazil-2015 (Acessado em Jan 05, 2019)
Arnold, Sarah. Maternal Horror Film. Melodrama and Motherhood. New York: Palgrave Macmillan, 2013.
Barkan, Jonathan. “We Interviewed Composer Mark Korven About His Terrifying Score for The Witch”. Bloody Disgusting. http://bloody-disgusting.com/interviews/3381360/we-interviewed-composer-mark-korven-about-his-terrifying-score-for-the-witch/ (Acessado em Feb 2, 2018).
Becker, Susanne. Gothic Forms of Feminine Fictions. Manchester: Manchester University Press, 1999.
Botting, Fred. Gothic. New York: Routledge, 2014.
Burch, Noel. Práxis do Cinema. São Paulo: Perspectiva, 2011.
Caporael, Linnda R. “Ergotism: The Satan Loosed in Salem?”. Science: New series 192 (1976): 21-26.
Chion, Michel. A Audiovisão: Som e Imagem no Cinema. Lisboa: Texto & Grafia, 2011.
Clover, Carol. Men, Women, and Chain saws: Gender in Modern Horror Film. New Jersey: Princeton University Press, 1993.
Creed, Barbara. The Monstrous-Feminine: Film, Feminism, Psychoanalysis. New York: Routledge, 1993.
Dargis, Manohla. “In The Witch, a Family’s Contract With God Is Tested”. New York Times https://www.nytimes.com/2016/02/19/movies/the-witch-review.html. (Acessado em Jan 19, 2019).
Gibson, Gerald. “The Witch”. The Irish Journal of Gothic and Horror Studies, 15 (2016). https://irishgothichorror.files.wordpress.com/2016/02/issue-15-full-final.pdf
Fiedler, Leslie. Love and Death in The American Novel. Champaign: Dalkey Archive Press, 2003.
Greven, David. Representations of Femininity in American Genre Cinema. The Woman´s Film, Film Noir and Modern Horror. New York: Palgrave Macmillan, 2011.
Humphries, Reynold. The American Horror Film. An introduction. Edinburgh, Edinburgh UP, 2002.
Kors, Alan Charles; Peters, Edward (Eds). Witchcraft in Europe (400 – 1700): A Documented History. 2. Ed. Philadelphia: University of Pennsylvannia Press, 2001.
Kristeva, Julia. Powers of Horror: An Essay on Abjection. New York: Columbia University Press, 1982.
Janisse, Kier-La. House of Psychotic Women. Godalming: FabPress, 2012.
Leal, Odorico. A “Bruxa, de Robert Eggers”. Rocinante (2016). http://cinerocinante.com.br/2016/06/14/a-bruxa-2015-de-robert-eggers/
Metz, Walter. “New Englanders, Out of Their Minds”. Film Criticism (2016) https://pdfs.semanticscholar.org/b132/2f67856213f1c3dde46907375ac5043aed85.pdf.
Mulvey, Laura. “Prazer visual e cinema narrativo”. Xavier, Ismail. A Experiência do Cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.
Rife, Katie. “The Witch director Robert Eggers on Fellini, feminism, and period-accurate candlelight”. AV/Film. https://film.avclub.com/the-witch-director-robert-eggers-on-fellini-feminism-1798244480. (Acessado em Feb 02, 2019).
Robinson, Tasha. “The Witch director Robert Eggers talks about bringing Puritan fears to a modern world”. The Verge, https://www.theverge.com/2016/2/19/11059130/the-witch-director-robert-eggers-interview. (Acessado em Jan 31, 2019).
Thompson, Garry R. The Gothic Imagination. Essays in Dark Romanticism. Washington DC: Washington State University Press, 1974.
Weinstock, Jeffrey A. (Ed). The Cambridge Companion to American Gothic. Cambridge: Cambridge University Press, 2017.
Williams, Linda. “When the Woman Looks”. Grant, Barry Keith (Ed). The Dread of Difference: Gender and The Horror Film. Austin: University of Texas Press, 1996, pp. 15-34.
Wood, Robin. “The American Nightmare: Horror in the 70’s”. Wood, Robin; Lipp, Richard. The american nightmare: essays on the horror film. Ann Arbor: University of Michigan Press, 1979, pp. 25-32.
Younger, Beth. “Women in horror: Victims no more”. The Conversation (2017). http://theconversation.com/women-in-horror-victims-no-more-78711. Acesso em 03/03/2018.
Os textos publicados na Aniki têm uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, contacte a Aniki e publicaremos uma correcção num dos próximos números.