Missão e âmbito editorial
Fundada em Maio de 2013, a Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento é uma revista académica internacional e interdisciplinar publicada, em formato unicamente eletrónico (online), duas vezes por ano (em Janeiro e Julho) pela Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM). A Aniki foi criada para aproximar as comunidades internacionais e luso-falantes dedicadas ao estudo do cinema e dos média. Aceitando um vasto leque de perspetivas empíricas, históricas e teóricas, a revista oferece um fórum especializado para o debate de todo o tipo de imagem em movimento, desde filmes de autor, populares e de distribuição alternativa a programas de televisão, vídeos, jogos de vídeo, culturas digitais, som e música em filmes, entre outros tópicos.
A revista aposta na publicação de investigação original, de qualidade, revista por pares e com acesso aberto em três línguas internacionais (inglês, português e espanhol) e é aberta a todos. Aos editores interessam, em particular, os artigos que conhecem e procuram contribuir para os principais debates internacionais.
Para além de ensaios com arbitragem científica (com dupla revisão cega por pares), a Aniki publica entrevistas, recensões críticas de livros, relatórios de congressos, bem como textos críticos sobre exposições e festivais de cinema. Cada número inclui ainda uma secção temática editada por convidados internacionais peritos no tema escolhido, que é anunciada semestralmente numa chamada aberta de artigos.
A Aniki não cobra taxas de submissão ou publicação e oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo. A revista é patrocinada pelo IHC - Instituto de História Contemporânea (FCSH-UNL), financiado por fundos nacionais através da FCT — Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P., no âmbito dos projectos UIDB/04209/2020, UIDP/04209/2020 e LA/P/0132/2020.
O Regulamento da Aniki foi aprovado em Assembleia-Geral da AIM e encontra-se disponível aqui.