Empatia e Alteridade

  • Carlos Eduardo Natálio Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Centro de Estudos Comunicação e Linguagens, 1069-061 Lisboa, Portugal.
Palavras-chave: Empatia, Alteridade, Figuração Cinematográfica, Ficção, Estética, Análise Fílmica

Resumo

Recensão crítica do livro Empatia e Alteridade – a figuração cinematográfica como jogo, de José Bogalheiro (2014).

Biografia Autor

Carlos Eduardo Natálio, Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Centro de Estudos Comunicação e Linguagens, 1069-061 Lisboa, Portugal.
Licenciado em Direito (Faculdade de Direito de Lisboa), em Cinema (Escola Superior de Teatro e Cinema) e mestre em Ciências da Comunicação (Ramo Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias) pela FCSH- UNL. De momento é bolseiro da Fundação de Ciência e Tecnologia e encontra-se a preparar a sua dissertação de Doutoramento dedicado ao tema “Cinema e Identidade”, na Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação da Professora Maria Teresa Cruz e do filosofo francês Bernard Stiegler. Mantém desde 2009 o seu espaço pessoal na internet (Ordet) onde escreve regularmente sobre cinema e cultura contemporânea. É também um dos fundadores do site de cinema À Pala de Walsh.

Referências

Münsterberg, Hugo. 2013. Münsterberg on Film: The Photoplay: A Psy-chological Study and Other Writings. Ed. Allan Langdale. New York: Routledge.

Warburg, Aby. 2011. Le Rituel du Serpent. Paris: Éditions Macula.

Publicado
2015-02-19
Secção
Recensões