Creative Energies, Creative Industries

  • Miriam De Rosa Department of Communication and Performing Arts, Università Cattolica del Sacro Cuore, Milan
Palavras-chave: Conferência internacional, NECS, criatividade, estudos de cinema e média

Resumo

Este texto dá conta da conferência anual do NECS realizada na Università Cattolica del Sacro Cuore, em Milão, em junho de 2014. Fornecendo uma visão geral dos participantes e das atividades organizadas pela equipa da UCSC, em associação com os colegas da Universidade de Udine, o texto concentra-se principalmente nas três conferências plenárias que aconteram no contexto da iniciativa: Prof. Raymond Bellour, Prof. Jason Mittel e Prof. Janet Wasko.

Biografia Autor

Miriam De Rosa, Department of Communication and Performing Arts, Università Cattolica del Sacro Cuore, Milan

Miriam S. De Rosa é doutora, desde 2011, pela UCSC Milão, onde colabora nas atividades de investigação do Departamento de Comunicação e Artes Performativas. Os seus estudos focam-se no cinema e nas artes visuais, com particular incidência na relação entre sujeito, espaço e aparelho cinematográfico. Escreveu diversos ensaios nestes tópicos, assim como o livro Cinema e postmedia. I territori del filmico nel contemporaneo (Postmediabooks, 2013). No inverno de 2014, De Rosa foi investigadora convidada DAAD no Goethe University Frankfurt, para o projeto Cinema and the Gallery: Encounters in the Post-media Age. Atualmente ensina cultura audiovisual na UCSC Milão e Cinema, Fotografia e TV na University of Insubria , Como. Participa também no NECS Publication Committee; é coeditora da secção de exposição da NECSUS; e é secretária-geral do IMACS.

Referências

Bellour, Raymond. 1990. L’entre-images. Photo, cinéma, vidéo, Paris, Édition de la Différence.

Bellour, Raymond. 2000. L’entre-images 2. Mots, images, Paris, P.O.L.

Bellour, Raymond. 2000. “D’un autre cinéma”. in Trafic. Spring, nr. 34. pp. 7-12.

Bellour, Raymond. 2012. La querelle des dispositifs. Cinéma – installations, exposi-tions. Paris: POL.

Michaud, Philippe-Alain. ed. 2006. Le mouvement des images, exhibi-tion catalogue, Paris: Centre Pompidou.

Booth, Wayne C. (1961) 1983. The rhetoric of fiction. Chicago: Uni-versity of Chicago Press.

Dubois, Philippe et.al. 2009. Oui, c’est du cinema: ‪formes et espaces de l'image en mouvement‬. Udine: Campanotto.‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Foucault, Michel. (Eng.) 1998. What is an Author. in Aesthetics, Methods and epistemology edited by Faubian, James D. New York: The New York Press.

Harris, Neil. 1981. Humbug: The Art of P. T. Barnum, Chicago: Uni-versity of Chicago Press.

Morin, Edgar. 2008. On complexity. Cresskill, NJ: Hampton Press.

Rancière, Jacques. 2000. “Le cinéma, dans la “fin” de l’art”. in Cahier du cinéma, nr. 552. pp. 50-51.

Royoux, Jean-Cristophe. 2000. “Cinéma d’exposition: l’espacement de la durée”. Art Press nr. 262. pp. 36-41.

Vancheri, Luc. 2009. Cinémas contemporains: du film à l'installation. Lyon: Aléas.

Wasko, Janet. 2001. Understanding Disney: The Manufacture of Fanta-sy. Cambridge: Polity Press.

Wasko, Janet. Phillips‬, ‪Mark. Meehan‬, Eileen R. eds. 2001. Dazzled by Disney: The Global Disney Audience Project. London: Leicester University Press.‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬‬

Publicado
2015-02-19
Secção
Recensões