“O retrato do qual escapas”: remontagens do sujeito em Elsa la Rose (1966), de Agnès Varda

  • Lucas Reis ECA/USP
Palavras-chave: Agnès Varda, Elsa Triolet, Louis Aragon, retrato, subjetividade

Resumo

Este trabalho tem por objetivo estudar o curta-metragem Elsa la Rose (1966), de Agnès Varda, como uma operação retratística na qual a cineasta busca compreender como a imagem da romancista e tradutora Elsa Triolet é construída na obra literária do poeta Louis Aragon. Partindo de uma análise dos procedimentos de montagem do filme, o ensaio busca compreender como a obra compõe um retrato fragmentário de Elsa, atravessado pelos acontecimentos históricos e pelas potências de imaginação de seu retratista, Aragon, reinterpretando os versos do poeta pelo jogo com as imagens de arquivo, a narração em off e os jogos de repetição de imagens.

Referências

Aragon, Louis. 1942. Les Yeux d’Elsa. Paris: Seghers.

__________. 1963. Le Fou d'Elsa. Paris: Éditions Gallimard.

Barthes, Roland. 2018. Fragmentos de um Discurso Amoroso. São Paulo: Editora UNESP.

Bénézet, Delphine. 2014. The Cinema of Agnès Varda. Londres: Wall-flower Press.

Danks, Adrian. 2010. “Living Cinema: the ‘Demy films’ of Agnès Var-da”. Studies In Documentary Film, 4 (2): 159-172. https://doi.org/10.1386/sdf.4.2.159_1.

Davison, Claire. 1991. Art and the Artist in the Literary Works of Elsa Triolet. Leeds: University of Leeds.

Deleuze, Gilles. 1974. “Platão e o simulacro”. Em Lógica do Sentido, 259-272. São Paulo: Perspectiva.

__________. 2005. A Imagem-Tempo. São Paulo: Brasiliense.

DeRoo, Rebecca. 2018. Agnès Varda between Film, Photography, and Art. Oakland: University of California Press.

Flitterman-Lewis, Sandy. 1990. To Desire Differently: Feminism and French Cinema. Urbana: University of Illinois Press.

Foster, Hal. 1997. Compulsive Beauty. Cambridge: The MIT Press.

Gaudric, Marianne. 2020. Elsa Triolet, Naissance d'une Écrivaine. Paris: L'Harmattan.

Jardonnet, Evelyne. 2022. “Présences de la Littérature dans le Cinéma d’Agnès Varda : de La Pointe Courte à Elsa la Rose”. Recherches & Travaux, 101 (1): 1-11. http://doi.org/10.4000/recherchestravaux.5998.

Lévinas, Emmanuel. 2007. Ética e Infinito. Lisboa: Edições 70.

Mauffrey, Nathalie. 2021. La Cinécriture d'Agnès Varda: Pictura et Poesis. Aix-en-Provence: Presses Universitaires de Provence.

__________. 2014. “Portraits brisés, portraits croisés: les récits kaléi-doscopiques dans Jane B. par Agnes V., d’Agnès Varda”. Em Nar-rative Matters 2014: Narrative Knowing/Récit et Savoir, organizado por Sylvie Patron e Brian Schiff, 1-9. Paris: Université Paris Dide-rot. Acesso a 8 de março de 2025. https://hal.science/hal-01077794.

Nancy, Jean-Luc. 2000. Le Regard du Portrait. Paris: Éditions Galilée.

Stopar, Mirko. 2004. "Renée Jeanne Falconetti". Carl Theodor Dreyer (Det Danske Filminstitutet). Acesso a 18 de dezembro 2024. https://www.carlthdreyer.dk/en/carlthdreyer/about-dreyer/collaborators/renee-jeanne-falconetti.

Thierry, Nicolas. 2024. “Elsa la Rose d’Agnès Varda: du soliloque du poète à la réponse des créatrices”. Em: Elsa Triolet, une écriture plurielle, organizado por Marianne Delranc Gaudric e Geneviève Chovrelat-Péchoux, 2-27. Lausana: ERITA/Fabula. Acesso a 8 de março de 2025. https://univ-rennes2.hal.science/hal-04911813v1

Rickey, Carrie. 2024. A Complicated Passion: The Life and Work of Agnès Varda. Nova York: W. W. Norton & Company.

Triolet, Elsa. 1949. Bonsoir Thérèse. Paris: Bibliothèque française.

__________. 1965. Le Grand Jamais. Paris: Gallimard.

Van Alphen, Ernst. 2005. Art in Mind. Chicago: The University of Chi-cago Press.

Varda, Agnès. 1994. Varda par Agnès. Paris: Cahiers du Cinéma.

__________. 2014. Agnès Varda: Interviews, organizado por T. Jeffer-son Kline. Jackson: University Press of Mississippi

Wees, William. 1993. Recycled Images. New York: Anthology Film Ar-chives.

Yakhni, Sarah. 2014. Cinensaios de Agnès Varda. São Paulo: Hucitec.

Filmografia

Daguerréotypes [longa-metragem, 16mm]. Dir. Agnès Varda. Ciné-Tamaris; INA; ZDF, França, 1975. 80 min.

Documenteur [longa-metragem, 35mm]. Dir. Agnès Varda. Ciné-Tamaris, EUA/França, 1981. 63 min.

Elsa la Rose [curta-metragem, 16mm]. Dir. Agnès Varda. Ciné-Tamaris; Pathé-Cinema; Office de Radiodiffusion Télévision Française, França, 1965. 20 min.

Jacquot de Nantes [longa-metragem, 35mm]. Dir. Agnès Varda. Ciné-Tamaris, França, 1990. 118 min.

Jane B. par Agnès V. [longa-metragem, 35mm]. Dir. Agnès Varda. Ciné-Tamaris; La Sept, França, 1987. 97 min.

La Passion de Jeanne d'Arc [longa-metragem, 35mm]. Dir. Carl Theodor Dreyer. Société Générale des Films, França, 1928. 82 min.

Les Demoiselles de Rochefort [longa-metragem, 35mm]. Dir. Jacques Demy. Parc Film; Madeleine Films, França, 1967. 120 min.

L’Opéra-Mouffe [curta-metragem, 35mm]. Dir. Agnès Varda. Ciné-Tamaris, França, 1958.

L’Univers de Jacques Demy [longa-metragem, 35mm]. Dir. Agnès Varda. Ciné-Tamaris, França, 1995. 80min.

Le Bonheur [longa-metragem, 35mm]. Dir. Agnès Varda. Ciné-Tamaris; Parc-Film, França, 1965, 82 min

Les Créatures [longa-metragem, 35mm]. Dir. Agnès Varda. Parc Film; Madeleine Films, França, 1966. 105min.

Mayerling [longa-metragem, 35mm]. Dir. Anatole Litvak. Nero-Film, França, 1936. 95 min.

Oncle Yanco [curta-metragem, 16mm]. Dir. Agnès Varda. Ciné-Tamaris, EUA/França, 1967. 22 min.

Sans toit ni loi [longa-metragem, 35mm]. Dir. Agnès Varda. Ciné-Tamaris; Films A2, França, 1985. 105 min.

Publicado
2025-07-19