Realidade Virtual Cinematográfica: Contar ou viver histórias em ambientes virtuais
Resumo
A emergência da Realidade Virtual (RV) e o seu progressivo refinamento como modalidade de expressão imersiva permitiram o desenvolvimento de formatos híbridos, como a Realidade Virtual Cinematográfica – o objecto deste estudo – que combina os modos de representação narrativos da RV e do cinema. Partindo do pressuposto que os esquemas percetivos e os processos de narração estão intimamente vinculados ao meio, iremos proceder a uma análise comparativa que pretende identificar as simetrias e diferenças no modo como RV e o cinema contam histórias. A nossa atenção focar-se-á, sobretudo, nas divergências funcionais e ontológicas entre o processo de contar uma história e a experiência de a viver num ambiente virtual, recorrendo a categorias e conceitos extraídos da narratologia, dos estudos fílmicos e dos novos meios com o propósito de contribuir para uma teoria geral da narração em RV e de melhor compreender o vínculo desta à linguagem cinematográfica.
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Filmografia
: Odisseia no Espaço [longa-metragem, digital]. Real. Stanley Kubrick. MGM. Estados Unidos da América e Reino Unido, 1968. 142min.
A Dama do Lago [longa-metragem, digital]. Real. Robert Montgomery. MGM. Estados Unidos da América, 1947. 105min.
Beijo no Túnel [curta-metragem, digital]. Real. George Albert Smith, Reino Unido 1899. 2.15min.
Christine, o Carro Assassino [longa-metragem, digital]. Real. John Carpenter. Columbia Pictures, Delphi Premier Productions, Polar Film. Estados Unidos da América 1983. 110min.
Citizen Kane: O Mundo a Seus Pés - [longa-metragem, digital]. Real. Orson Welles. RKO Radio Pictures e Mercury Productions. Estados Unidos da América, 1941. 119min.
Fight Club [longa-metragem, digital]. Real. David Fincher. Fox 2000 Pictures, Regency Enterprises. Estados Unidos da América, 1999. 139min.
Intolerância [longa-metragem, digital]. Real. D. W. Griffith. Wark Production Company. Estados Unidos da América, 1916. 210min.
Lente de Leitura da Avó [curta-metragem, digital]. Real. George Albert Smith, Reino Unido 1900. 1.49min.
Nome de Código: Cloverfield [longa-metragem, digital]. Real. Matt Reeves. Bad Robot Productions. Estados Unidos da América, 2008. 85min.
O Nascimento de uma Nação [longa-metragem, digital]. Real. D. W. Griffith. D. W. Griffith Corp. Estados Unidos da América, 1915. 193min.
Playtime - Vida Moderna [longa-metragem, digital]. Real. Jacques Tati. Specta Films, Jolly Film França, 1967. 124min.
Pulp Fiction [longa-metragem, digital]. Real. Quentin Tarantino. A Band Apart, Miramax. Estados Unidos da América, 1994. 154min.
Smack My Bitch Up videoclipe, digital]. Real. Jonas Akerlund. Oil Factory, Sony Music. Reino Unido, 1997. 4.12min.
Filmografia RV
Afterlife [Experiência Realidade Virtual]. Luisa Valencia. Signal Space Lab. Canadá, 2019.
Ashes to Ashes [Experiência Realidade Virtual]. Real. Jamille van Wijngaarden and Steye Hallema. Submarine Channel. Holanda, 2016. 11min.
Battlescar: Punk Was Invented By Girls [Experiência Realidade Virtual]. Real. Martin Allais, Nico Casavecchia. Atlas V, Albyon, 1STAveMachine, RYOT, Arte France, Oculus. Estados Unidos da América, França, 2021. 30min.
Fairness Works: Refugee Crisis [Experiência Realidade Virtual]. Real. Christopher Petry. Redline Interactive. Canadá, 2017. 4.48min.
Invisible Man [Experiência Realidade Virtual]. Real. Hugo Keijzer. The Secret Lab, Midnight Pictures. Holanda , 2016. 10min.
IT: FLOAT - A Cinematic VR Experience [Experiência Realidade Virtual]. Real.Andres Muschietti. Warner Bros Pictures. Estados Unidos da América, 2017. 4min.
L.A. Noir The Full Cast: Great Performers [Experiência Realidade Virtual]. Real. Ami Canaan Mann. Gina Prince-Bythewood e Armando Kirwin. New York Times. Estados Unidos da América, 2016. 15min.
Lincoln in the Bardo [Experiência Realidade Virtual]. Real. Graham Sack. New York Times. Estados Unidos da América 2017. 10min.
Travelling While Black [Experiência Realidade Virtual]. Roger Ross Williams. Felix & Paul Studios. Estados Unidos da América, 2019. 20min.
Wolves in the Walls [Experiência Realidade Virtual]. Real. Pete Billington. Third Rail Projects, Fable Studio, Inc. Estados Unidos da América, 2016. 22min.