Três personagens trágicos da II Guerra Mundial tombam na paisagem
Resumo
A partir da análise de três filmes – Uma Vida Oculta (Terrence Malick, 2019), Ascensão (Larisa Shepitko, 1977) e Hiroshima Meu Amor (Alain Resnais, 1959) – o artigo investiga como o conceito do trágico tem implicações que ligam o cinema à história e como a noção de paisagem contribui para a construção do drama dos protagonistas. Apesar de produzidos em países e épocas diferentes, os três filmes estão ambientados na II Guerra Mundial e têm em comum a condição trágica de seus personagens expressa na vontade de emancipação em confronto com o momento histórico do Nazismo. A paisagem é um outro elemento em comum que funciona de maneira diegética na contextualização do enredo, mas a forma como ela é apresentada em cada caso sugere uma presença com implicações mais profundas do que as que costumamos associar a um simples cenário. O artigo conclui que a noção do trágico também se pode materializar em paisagens cinematográficas.
Referências
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Filmografia
A Hidden Life [longa-metragem] Dir. Terrence Malick. Elizabeth Bay Prod., Aceway Prod., Studio Babelsberg. Estados Unidos e Alemanha. 2019. 183min.
Amores perros [longa-metragem] Dir. Alejandro G. Iñárritu. Prod. Altavista Films e Z Films. México, 2000. 153 min.
Apocalipse Now [longa-metragem] Dir. e Prod. Francis Ford Coppola. EUA. 1979. 153 min.
Biutiful [longa-metragem] Dir. Alejandro G. Iñárritu. Prod. Fernando Bovaira, Alejandro G. Iñárritu e Jon Kilik, México e Espanha. 2010. 138 min.
Björk Vulnicura Virtual Reality Album [game] Desenv. Analog Studious. Publ. Wellhart Ltd / One Little Indian Ltd. Reino Unido. 2019.
Hiroshima mon amour [longa-metragem] Dir. Alain Resnais. Prod. Argos Films, Como Films, Daiei Kabushiki Kaisha (Motion Picture Company), Pathé Cinéma. França e Japão. 1959. 91 min.
La passion de Jeanne d'Arc [longa-metragem] Dir. Carl Theodor Dreyer. Prod. Société générale des films. França. 1928. 110 min.
Teorema [longa-metragem] Dir. Pier Paolo Pasolini. Prod. Manolo Bolognini e Franco Rosselini. Itália. 1968. 98 min.
The Sinner [série de televisão] Dir. Derek Simonds. Prod. Donna E. Bloom. EUA, 2017-2021. 32 episódios. 40-46 min.
The Thin Red Line [longa-metragem] Dir. Terrence Malick. Prod. Robert Michael Geisler, Grant Hill, John Roberdeau. EUA. 1998. 170min.
Voskhozhdeniye [longa-metragem] Dir. Larisa Shepitko. Mosfilm. União Soviética. 1977. 111 min.