A música e o sagrado na Trilogia de Deus de João César Monteiro

Palavras-chave: Musica e cinema, sagrado, João César Monteiro, música religiosa

Resumo

Este artigo incide sobre a presença do sagrado na “Trilogia de Deus”, de João César Monteiro, e sobre a forma como esta é articulada através de elementos e referências musicais religiosas. A aceção de cinema como sagrado, ou seja, como oposto ao profano e, consequentemente, ao “nosso” mundo, tem consequências evidentes na obra de Monteiro. A forma como o mesmo alcança este sagrado é recorrente nos vários meios que constituem o “híbrido medial” que é o filme. A presença musical na “Trilogia de Deus” torna-se uma dessas ferramentas do realizador de alcançar ou, pelo menos, referir, o sagrado nos seus filmes. Este artigo analisa algumas das referências religiosas retorcidas, através das quais César Monteiro procura não o sagrado católico, mas um outro sagrado, que se desenvolve sobre valores que o catolicismo chega a condenar. A principal hipótese defendida é a de que o sagrado na “Trilogia” se desenvolve, pelo menos em parte, a partir das referências musicais religiosas – por um lado, pelo espaço contextual a que são associadas e, por outro, pela subversão desse mesmo espaço. A partir da análise de exemplos particulares, pretende-se desenvolver esta hipótese através de argumentos relativos à interpretação de certos elementos visuais, narrativos e principalmente musicais.

Referências

Areal, Leonor. 2011. Cinema Português: Um país imaginado. Vol. 2. Lisboa: Edições 70.

Buhler, James, David Neumeyer, e Rob Deemer. 2009. Hearing the Movies: Music and Sound in Film History. Nova York: Oxford University Press.

Caillois, Roger. 2001. Man and the Sacred. Illinois: University of Illinois Press.

Chion, Michel. 1994. Audio-Vision: Sound on Screen. Traduzido por Claudia Gorbman. Columbia: Columbia University Press.

Costa, João Bénard da. 2005. “César Monteiro: depois de Deus.” Em: João César Monteiro, organizado por João Nicolau, pp. 381-403. Lisboa: Cinemateca Portuguesa–Museu do Cinema.

__________. s/d. “A Comédia de Deus: Genérico e análise.” Em: Textos CP, 105-7. Centro de documentação da Cinemateca Portuguesa, Pasta 66.

Costa, Pedro Ruas Camacho. 2016. Do Cineasta Demiurgo: Uma análise da obra de João César Monteiro. Dissertação de mestrado. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Cunha, Paulo. 2010. “Decadência, regeneração e utopia em João César Monteiro.” P: Portuguese Cultural Studies 3: 43-60.

García Manso, Angélica. 2012. “La comedia e Dios (A Comédia de Deus, 1995).” Em: Y Dios creó el cine, organizado por Angélica García Manso, pp. 123-177. Cáceres: Norbanova.

Genette, Gärard. 1997. Palimpsests: Literature in the Second Degree. Lincoln: University of Nebraska Press.

Giarrusso, Francesco. 2013. O Regime Dialógico na Obra de João César Monteiro: Matérias e conteúdos de uma prática subversiva. Tese de Doutoramento, Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas–Universidade Nova de Lisboa.

Maia, Catarina. 2013. “A Linguagem e os ritos sacrificiais no cinema de João César Monteiro.” Revista da Filosofia e da Imagem em Movimento 4: 97-115.

Monteiro, João César. 1974. “O Passado e o Presente.” Em: Morituri Te Salutant (Os que vão morrer saúdam-te), organizado por João César Monteiro, pp. 33-43. Lisboa: Arcádia.

__________. 2005a. “O Sagrado e o Profano: O Último Mergulho (Entrevista com João César Monteiro por Rodrigues Silva).” Em: João César Monteiro, organizado por João Nicolau, pp. 352-67. Lisboa: Cinemateca Portuguesa–Museu do Cinema.

__________. 2005b. “‘Um cineasta na cidade’: Entrevista com João César Monteiro por Jean A. Gili.” Em: João César Monteiro, organizado por João Nicolau, pp. 410-416. Lisboa: Cinemateca Portuguesa–Museu do Cinema.

Narboni, Jean. 2004. “Les exercices spirituels, et autres, de João César Monteiro.” Em: Pour João César Monteiro: contre tous les feux, le feu, mon feu, organizado por Ludovic Colin e Fabrice Revault d'Allonnes, pp. 271-282. Crisnée, Belgique: Yellow Now.

Navarra, Liliana. 2013. João César Monteiro entre Antropologia e Ficção. Tese de Doutoramento. Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas-Universidade Nova de Lisboa.

Nicolau, João, org. 2005. João César Monteiro. Lisboa: Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema.

Nogueira, Isabel. 2010. “A imagem cinematográfica em João César Monteiro: recordações da casa amarela, crítica, abstracção e empatia.” Revista Estudos do Século XX 10: 205-11.

Paes, Sidónio. 2005. “Recordações de João (de Deus) César Monteiro.” Em: João César Monteiro, editado por João Nicolau, João César Monteiro, João Bénard da Costa, e António Rocha. Lisboa: Cinemateca Portuguesa–Museu do Cinema.

Pinto, José. 2021. A Música e o Som na Trilogia de Deus de João César Monteiro. Dissertação de mestrado. Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.

Tunley, David. 2016. François Couperin and “The Perfection of Music”. Aldershot: Ashgate.

Publicado
2022-01-11