Entrevista a Nataša Petrešin-Bachelez, curadora interdependente
Resumo
Em junho de 2020, em pleno contexto pandémico, entrevistámos por videoconferência a curadora independente e interdependente Nataša Petrešin-Bachelez. A entrevista debruça-se sobre a atividade curatorial de Petrešin-Bachelez e as questões que a atravessam, abordando problemas como as práticas curatoriais situadas, o feminismo transnacional, os desafios de uma curadoria sustentável, a não-neutralidade do white cube e a necessidade de descolonizar as instituições museológicas.
Referências
Ahmed, Sara. 2017. Living a Feminist Life. Durham: Duke University Press.
Fournier, Valérie. 2013. “Commoning: on the Social Organisation of the Commons.” M@n@gement 16 (4): 433-453. Acesso a 6 de Janeiro de 2021: https://www.cairn.info/revue-management-2013-4-page-433.htm
O’Doherty, Brian. 2000. Inside the White Cube: The Ideology of the Gallery Space. Berkeley: University of California Press.
Petrešin-Bachelez, Nataša. 2018. “Transforming Whiteness in Art Institutions.” e-flux 93. Acesso a 8 de Setembro de 2020: https://www.e-flux.com/journal/93/216046/transforming-whiteness-in-art-institutions/
Petrešin-Bachelez, Nataša. 2017. “For Slow Institutions.” e-flux 85. Acesso a 6 de Janeiro de 2021: https://www.e-flux.com/journal/85/155520/for-slow-institutions/
Vergès, Françoise. 2006. La Mémoire enchaînée. Questions sur l’esclavage. Paris: Albin Michel.