Entrevista a Nataša Petrešin-Bachelez, curadora interdependente
Resumo
Em junho de 2020, em pleno contexto pandémico, entrevistámos por videoconferência a curadora independente e interdependente Nataša Petrešin-Bachelez. A entrevista debruça-se sobre a atividade curatorial de Petrešin-Bachelez e as questões que a atravessam, abordando problemas como as práticas curatoriais situadas, o feminismo transnacional, os desafios de uma curadoria sustentável, a não-neutralidade do white cube e a necessidade de descolonizar as instituições museológicas.
Referências
Ahmed, Sara. 2017. Living a Feminist Life. Durham: Duke University Press.
Fournier, Valérie. 2013. “Commoning: on the Social Organisation of the Commons.” M@n@gement 16 (4): 433-453. Acesso a 6 de Janeiro de 2021: https://www.cairn.info/revue-management-2013-4-page-433.htm
O’Doherty, Brian. 2000. Inside the White Cube: The Ideology of the Gallery Space. Berkeley: University of California Press.
Petrešin-Bachelez, Nataša. 2018. “Transforming Whiteness in Art Institutions.” e-flux 93. Acesso a 8 de Setembro de 2020: https://www.e-flux.com/journal/93/216046/transforming-whiteness-in-art-institutions/
Petrešin-Bachelez, Nataša. 2017. “For Slow Institutions.” e-flux 85. Acesso a 6 de Janeiro de 2021: https://www.e-flux.com/journal/85/155520/for-slow-institutions/
Vergès, Françoise. 2006. La Mémoire enchaînée. Questions sur l’esclavage. Paris: Albin Michel.
Os textos publicados na Aniki têm uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, contacte a Aniki e publicaremos uma correcção num dos próximos números.