A memória enquanto ato teórico dos 'making of' documentários
Resumo
Este artigo discute a dimensão da memória nos processos de criação cinematográficos através dos making ofs documentários, compreendendo-os enquanto índices de pensamento teórico e criativo, cujos vestígios temporais reverberam e disseminam sentidos de uma memória do (e para o) cinema, ultrapassando o texto fílmico ao qual se refere. Admitimos o making of como processo e obra, donde a memória desponta enquanto um ato teórico no ambiente de criação cinematográfica possível de desvelamento. O percurso teórico-metodológico revela uma breve explanação acerca dos conceitos de memória e dialética do olhar para, num segundo momento, conjugar determinados aspectos com as noções de imagem crítica e dupla distância, a partir de Didi-Huberman (2010). A reflexão sobre os agenciamentos da memória audiovisual nos making ofs documentários se dá através do seguinte corpus: Burden of Dreams (de 1982, direção de Les Blank) e The Hamster Factor and Other Tales of Twelve Monkeys (de 1996, direção de Keith Fulton e Louis Peppe).