A memória enquanto ato teórico dos 'making of' documentários

  • Patricia de Oliveira Iuva Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Departamento de Artes, Curso de Cinema, 48 3721-6543, Florianópolis
Palavras-chave: memória, documentário making-of, autoria, cineasta, dialética do olhar

Resumo

Este artigo discute a dimensão da memória nos processos de criação cinematográficos através dos making ofs documentários, compreendendo-os enquanto índices de pensamento teórico e criativo, cujos vestígios temporais reverberam e disseminam sentidos de uma memória do (e para o) cinema, ultrapassando o texto fílmico ao qual se refere. Admitimos o making of como processo e obra, donde a memória desponta enquanto um ato teórico no ambiente de criação cinematográfica possível de desvelamento. O percurso teórico-metodológico revela uma breve explanação acerca dos conceitos de memória e dialética do olhar para, num segundo momento, conjugar determinados aspectos com as noções de imagem crítica e dupla distância, a partir de Didi-Huberman (2010). A reflexão sobre os agenciamentos da memória audiovisual nos making ofs documentários se dá através do seguinte corpus: Burden of Dreams (de 1982, direção de Les Blank) e The Hamster Factor and Other Tales of Twelve Monkeys (de 1996, direção de Keith Fulton e Louis Peppe).

Biografia Autor

Patricia de Oliveira Iuva, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Departamento de Artes, Curso de Cinema, 48 3721-6543, Florianópolis

Patricia de Oliveira Iuva é professora adjunta do Curso de Cinema, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS), na Linha de Linguagem e Culturas da Imagem, com a tese “Encontros possíveis: as relações entre as instâncias autorais no campo do making of”. Integrante do GEIST/UFSC (Grupo de Estudos de Imagens, Sonoridades e Tecnologias – CNPq), onde coordena e desenvolve o projeto de pesquisa “Memória do/no pós-cinemas: agenciamentos audiovisuais extra-fílmicos”. Coordena o Projeto de Extensão “EXTRA [CINE]: atrás e além das câmeras”, que tem por objetivo a realização de making ofs das produções universitárias do curso. Também integra o Grupo de Pesquisa Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC - CNPq), vinculado ao Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGCOM-UFRGS).

Publicado
2020-07-14