"Oferece tudo, a nossa loucura que será esmagada nesta terra que se veio a chamar caos descompactado"

  • Silvia Maglioni
  • Graeme Thomson
Palavras-chave: Ogawa Pro, Colectivo de realização, Documentário

Resumo

Uma conversa entre os cineastas Silvia Maglioni & Graeme Thomson sobre Ogawa Pro, a propósito da retrospectiva Shinsuke Ogawa & Ogawa Pro organizada no Cinéma du Réel e no Jeu de Paume (Paris, Março-Abril 2018).

Biografias Autor

Silvia Maglioni
Silvia Maglioni & Graeme Thomson são cineastas e artistas sediados em Paris. O seu trabalho interroga potenciais formas e ficções emergindo das ruínas da imagem em movimento e assume a forma de longas e curtas metragens, exposições, peças sonoras, performances fílmicas, eventos, emissões radiofónicas, “tecnologias vernaculares” e livros. A sua produção artística (e resistência à produção) emana de Terminal Beach, um território de reflexão crítica que explora novas configurações possíveis para a imagem, o som, e o texto, e que utiliza o cinema expandida de forma a reativar histórias e arquivos perdidos ou esquecidos e a criar novos modos de visão colectiva e envolvimento com a política e o pensamento contemporâneos. Os filmes de Thomson e Maglioni incluem Wolkengestalt (2007), Facs of Life (2009), Through the Letterbox (2010), Blind Data (2013), In Search of UIQ (2013) e Disappear One (2015).  O seu trabalho tem sido apresentado por todo o mundo em festivais de cinema, museus e espaços de arte contemporânea. Maglioni e Thomson encontram-se neste momento a preparar um novo filme, Common Birds.
Graeme Thomson
Silvia Maglioni & Graeme Thomson são cineastas e artistas sediados em Paris. O seu trabalho interroga potenciais formas e ficções emergindo das ruínas da imagem em movimento e assume a forma de longas e curtas metragens, exposições, peças sonoras, performances fílmicas, eventos, emissões radiofónicas, “tecnologias vernaculares” e livros. A sua produção artística (e resistência à produção) emana de Terminal Beach, um território de reflexão crítica que explora novas configurações possíveis para a imagem, o som, e o texto, e que utiliza o cinema expandida de forma a reativar histórias e arquivos perdidos ou esquecidos e a criar novos modos de visão colectiva e envolvimento com a política e o pensamento contemporâneos. Os filmes de Thomson e Maglioni incluem Wolkengestalt (2007), Facs of Life (2009), Through the Letterbox (2010), Blind Data (2013), In Search of UIQ (2013) e Disappear One (2015).  O seu trabalho tem sido apresentado por todo o mundo em festivais de cinema, museus e espaços de arte contemporânea. Maglioni e Thomson encontram-se neste momento a preparar um novo filme, Common Birds.
Publicado
2018-07-23
Secção
Exposições e festivais de cinema