Brasília entre ruínas: os documentários de ficção científica de Adirley Queirós and Ana Vaz

  • Guilherme Carréra University of Westminster, School of Media, Arts and Design, Centre for Research and Education in Arts and Media (CREAM), HA1 3TP, Middlesex.
Palavras-chave: Documentário de ficção científica, Ruínas, Brasília, Ana Vaz, Adirley Queirós

Resumo

Embora muitos dos filmes produzidos do Cinema da Retomada em diante tenham apostado no realismo como o meio mais apropriado para representar o mundo tangível, a produção contemporânea vem explorando outras possibilidades de lidar com a realidade. A pesquisadora Angela Prysthon (2015) cunhou o termo “realismo sob rasura” para se referir a filmes que optam por investir nos gêneros de ficção científica ou horror para abordar o Brasil contemporâneo. Neste artigo, pretendo explorar como o cinema de Adirley Queirós e Ana Vaz investiga visualmente as origens de Brasília e as consequências de sua invenção. Ao desafiar o cinema documentário tradicional, ambos os artistas borram as fronteiras entre ficção e não-ficção, jogando luz no que chamam de documentário de ficção-científica. Ao mesmo tempo, eles também desafiam a história oficial, propondo um novo modo de (re)contar a história de Brasília.

Biografia Autor

Guilherme Carréra, University of Westminster, School of Media, Arts and Design, Centre for Research and Education in Arts and Media (CREAM), HA1 3TP, Middlesex.
Doutorando no Centre for Research and Education in Arts and Media, da University of Westminster, em Londres, Reino Unido.
Publicado
2018-07-14