Brasília entre ruínas: os documentários de ficção científica de Adirley Queirós and Ana Vaz
DOI:
https://doi.org/10.14591/aniki.v5n2.380Palavras-chave:
Documentário de ficção científica, Ruínas, Brasília, Ana Vaz, Adirley QueirósResumo
Embora muitos dos filmes produzidos do Cinema da Retomada em diante tenham apostado no realismo como o meio mais apropriado para representar o mundo tangível, a produção contemporânea vem explorando outras possibilidades de lidar com a realidade. A pesquisadora Angela Prysthon (2015) cunhou o termo “realismo sob rasura” para se referir a filmes que optam por investir nos gêneros de ficção científica ou horror para abordar o Brasil contemporâneo. Neste artigo, pretendo explorar como o cinema de Adirley Queirós e Ana Vaz investiga visualmente as origens de Brasília e as consequências de sua invenção. Ao desafiar o cinema documentário tradicional, ambos os artistas borram as fronteiras entre ficção e não-ficção, jogando luz no que chamam de documentário de ficção-científica. Ao mesmo tempo, eles também desafiam a história oficial, propondo um novo modo de (re)contar a história de Brasília.Downloads
Publicado
2018-07-14
Edição
Secção
Dossier Temático


