The Trail of ’98 (Clarence Brown, 1928) e a febre do ouro de Klondike: o último grande road show do cinema mudo de Hollywood

  • Carmen Guiralt Gomar Investigadora independente
Palavras-chave: The Trail of ’98 (Clarence Brown 1928), Febre do Ouro de Klondike, Metro-Goldwyn-Mayer, Fantom Screen, road show

Resumo

O presente artigo consiste num estudo de The Trail of ’98 (1928), uma longa-metragem realizada por Clarence Brown para a Metro-Goldwyn-Mayer, cujo argumento se foca  na Febre do Ouro de Klondike, no Canadá, em 1898. Apesar de este ser uns dos últimos grandes filmes épicos produzidos por Hollywood no final dos anos 20, ter-se-á estabelecido como o maior fracasso comercial da produtora até aos dias de hoje. Como resultado, trata-se de um filme largamente desconhecido e ainda hoje pouco documentado. A investigação propõe-se efetuar uma reconstrução histórica da rodagem, estabelecer a sua cronologia e investigar as situações extremas da sua filmagem em exterior. Também se debruçará sobre os detalhes da sua exibição com um novo formato de grande ecrã denominado Fantom Screen e a sua distribuição como road show. Por último, analisar-se-ão as causas, de índole narrativa e ligadas ao momento que a  indústria de Hollywood vivia,  que contribuíram para o seu insucesso comercial.

Biografia Autor

Carmen Guiralt Gomar, Investigadora independente

Carmen Guiralt é Doutora en História da Arte pela Universidade de Valência, Licenciada em História da Arte pela mesma universidade e Mestre em História e Estética do Cinema pela Universidade de Valladolid. Publicou mais de uma dezena de artigos científicos em revistas nacionais e internacionais no âmbito das Humanidades e das Ciências Sociais, tais como Film History: An International Journal (EUA), Observatorio (OBS*) (Portugal), Zer: Revista de estudios de comunicación, L’Atalante: Revista de estudios cinematográficos, Revista de Comunicación de la SEECI, Fonseca: Journal of Communication e Fotocinema: Revista Científica de Cine y Fotografía, entre outras. Desde 2007, é colaboradora habitual da revista Secuencias: Revista de Historia del Cine com um grande número de artigos críticos e recensões. Também interveio com comunicações em vários congressos científicos internacionais. Entre as suas contribuições em obras coletivas destaca o livro Ciudades de Cine (Editorial Cátedra, 2014), onde participou com o capítulo dedicado a Washington, D.C. Terminou recentemente uma monografia sobre o realizador Clarence Brown para a Editorial Cátedra, que será o primeiro livro publicado sobre o cineasta em todo o mundo e foi publicado na coleção “Signo e Imagen/Cineastas” em 2017.

Publicado
2017-05-16
Secção
Ensaios