Ética e estética: o papel da indexação na recepção de um filme

  • Bertrand de Souza Lira Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC) da Universidade Federal da Paraíba, 58039-150 João Pessoa, Paraíba, Brasil
Palavras-chave: documentário, não ficção, indexação, ética, estética.

Resumo

A partir da análise do documentário de curta-metragem A queima (Diego Benevides, 2013) discutiremos a relação entre indexação, ética e estética na produção cinematográfica documental contemporânea brasileira baseada nas reflexões apresentadas por Noël Carroll (2005), Fernão Ramos (2001, 2008), Roger Odin (2012, 2005) sobre a delimitação do campo documental.

Biografia Autor

Bertrand de Souza Lira, Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC) da Universidade Federal da Paraíba, 58039-150 João Pessoa, Paraíba, Brasil

É graduado em Comunicação Social, mestre em sociologia com a dissertação “Fotografia na Paraíba: um inventário dos fotógrafos através do retrato (1850-1950)” e doutor pela UFRN, onde apresentou a tese “As significações imaginárias da luz e da sombra nas imagens do cinema expressionista alemão e noir americano”.

Professor efetivo do Departamento de Comunicação em Mídias Digitais e do Programa de Pós Graduação em Comunicação (PPGC) da UFPB, realizador, dirigiu diversos documentários de curta, média e longa-metragem em super-8, 16mm e vídeo (“Bom dia Maria de Nazaré”, “O senhor do engenho”, “Crias da Piollin”, “Homens”, “O rebeliado” e “O diário de Márcia”, entre outros), premiados em festivais no Brasil e no exterior, entre eles o JVC Grand Prize do 26º Tokyo Vídeo Festival  e o Excellence Award do JVC Tokyo Vídeo festival de 2004. Realizou estágios em documentário no Atelier de Réalisation Cinématographique (VARAN) em Paris (1982 e 1986).

Publicado
2016-01-29