Sincronicidade Conceptual: Encontros intermediais entre Cinema, Vídeo e Computador

  • Yvonne Spielmann Dean, Faculty of Fine Arts, Lasalle College of the Arts, 1 McNally St, Singapore 187940.
Palavras-chave: Paul Sharits, Stan Vanderbeek, Hollis Frampton, Steina Vasulka, Woody Vasulka, Jud Yalkut, David Hall, cinema expandido, Vídeo-instalação

Resumo

Versão revista e alargada de “Conceptual Synchronicity: Intermedial Encounters between Film, Video and Computer”, publicado em Expanded Cinema: Art, Performance, Film, edited by, A. L. Rees, Duncan White, Steven Ball and David Curtis (London: Tate Publishing, 2011), 194-201.

Biografia Autor

Yvonne Spielmann, Dean, Faculty of Fine Arts, Lasalle College of the Arts, 1 McNally St, Singapore 187940.

Yvonne Spielmann recebeu em 2011 o Swedish Prize pela cooperação científica entre a Suécia e a Alemanha.

É autora de quatro monografias e de cerca de noventa artigos como primeiro autor. O seu livro “Video, the Reflexive Medium” (publicado pela MIT Press em 2008, com edição Japonesa pela Sangen-sha Press em 2011) recebeu o 2009 Lewis Mumford Award for Outstanding Scholarship na Ecologia da Técnica. O seu mais recente livro “Hybrid Culture” foi publicado na Alemanha pela Suhrkamp Press em 2010, e em Inglês pela MIT Press em 2013. O trabalho da Professora Spielmann tem sido publicado em Alemão e em Inglês e traduzido para Francês, Polaco, Croata, Sueco, Japonês e Koreano.

Referências

Frampton, Hollis. 2008. “Interview with Paul Sharits”. In Buffalo Heads: Media Study, Media Practice, Media Pioneers, 1973-1990, edited by Woody Vasulka and Peter Weibel, 280-291. Karlruhe: ZKM; Cambridge: MIT Press.

Sharits, Paul. 2008a. “N:O:T:H:I:N:G”. In Buffalo Heads: Media Study, Media Practice, Media Pioneers, 1973-1990, edited by Woody Vasulka and Peter Weibel, xx x. Karlruhe: ZKM; Cambridge: MIT Press.

Sharits, Paul. 2008b. “Sketch and instruction for the performance of the two screen loop projection Epileptic Seizure Comparison, 1976”. Buffalo Heads: Media Study, Media Practice, Media Pioneers, 1973-1990, edited by Woody Vasulka and Peter Weibel, xx x. Karlruhe: ZKM; Cambridge: MIT Press.

Sharits, Paul. 1978. “Filmography”. In Film Culture: Paul Sharits, 65-66: xx 121. Also in: Buffalo Heads, 342

Sharits, Paul. 1978. “From ‘Words Per Page’”. In The Avant-Garde Film. A Reader of Theory and Criticism, Anthology, edited by P.A. Sitney. XX-XX. New York: Film Culture/New York University Press.

Spielmann, Yvonne. 2007. “Paul Sharits: From Cinematic Movement to Non-directional Motion”. In Avant-Garde Film, edited by Alexander Graf and Dietrich Scheunemann, 197-215. Amsterdam: Rodopi.

Youngblood, Gene. 1970. Expanded Cinema. London: Studio Vista.

VanDerBeek, Stan. 2008. “‘Culture: Intercom’ and Expanded Cinema: A Proposal and Manifesto.” In Tanya Leighton, Art and the Moving Image. A Critical Reader, Tate: London.

Publicado
2014-11-07
Secção
Dossier Temático