O Acontecimento Cinema: Entrevista a André Parente

  • Susana Viegas Universidade Nova de Lisboa, IFILNOVA, 1069-061 Lisboa, Portuga/Universidade Nova de Lisboa, IFILNOVA, 1069-061 Lisboa, Portugal/University of Dundee, Nethergate, Dundee DD1 4HN, UK.
Palavras-chave: André Parente, Gilles Deleuze, Cinema expandido, Videoarte.

Resumo

Entrevista a André Parente gravada na Covilhã no dia 16 de maio de 2014.

Biografia Autor

Susana Viegas, Universidade Nova de Lisboa, IFILNOVA, 1069-061 Lisboa, Portuga/Universidade Nova de Lisboa, IFILNOVA, 1069-061 Lisboa, Portugal/University of Dundee, Nethergate, Dundee DD1 4HN, UK.

Susana Viegas, doutorada em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa em 2013, é bolseira de pós-doutoramento da FCT: "Rethinking the Moving Image and Time in Gilles Deleuze’s Philosophy".

Foi bolseira de doutoramento da FCT (2007-2011) e é investigadora no Instituto de Filosofia da Linguagem desde 2007. Membro da AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento e ESA - The European Society for Aesthetics, é co-editora da Cinema: Revista de Filosofia e da Imagem em Movimento (cjpmi.ifl.pt) e da Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento (aim.org.pt/aniki).

Referências

Deleuze, Gilles. 1983. Cinéma 1: L’Image-mouvement. Paris: Les éditions de Minuit.

Deleuze, Gilles. 1985. Cinéma 2: L’Image-temps. Paris: Les éditions de Minuit.

Faure, Elie. 2010. Histoire de l'art. Paris: Bartillat.

Greenaway, Peter. 2007. “Cinema is dead, long live cinema?”. In Caderno SESC Videobrasil 3 – 3 (São Paulo: Edições SESC SP): 98-103.

Parente, André (org.). 2013. Cinema/Deleuze. Campinas: Papirus.

Parente, André. 1993. Imagem-máquina. A era das tecnologias do virtual. São Paulo: Editora 34.

Parente, André. 1998. Sobre o cinema do simulacro. Cinema existencial, cinema estrutural e cinema brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro: Editora Pazulin.

Parente, André. 2000. Narrativa e modernidade. O cinema não–narrativo do pós-guerra. Campinas: Editora Papirus.

Parente, André. 2004. Tramas da Rede. Novas dimensões filosóficas, estéticas e políticas da comunicação. Porto Alegre: Editora Sulina.

Parente, André. 2012. Cinema em trânsito. Cinema, arte contemporânea e novas mídias. Rio de Janeiro: Azougue.

Parente, André. 2013. Cinemáticos. Cinema de artista no Brasil. Rio de Janeiro: +2 Editora.

Rodowick, David N. 2007. The Virtual Life of Film. Cambridge: Harvard University Press.

Xavier, Ismail. 1984. O discurso cinematográfico. A opacidade e a transparência. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

FILMOGRAFIA

Os Sonacirema, André Parente, Brasil, 1978. 12mm

Figuras na Paisagem, André Parente, Brasil, 2010.

Publicado
2015-02-19
Secção
Entrevistas