Ainda à deriva? Situacionismo ampliado e 'dérive' fílmica
Resumo
Mobilizamos ideias relacionadas com a esfera do cinema expandido para identificar a estética e ideologia do uso de uma tecnologia que já não é fílmica, mas que deriva dela, mas que nunca foi um género ou forma cinematográfica por si. A ênfase do cinema expandido na participação, performance e numa experiência adaptada de espaço e tempo é igualmente útil para uma compreensão do fenómeno contemporâneo de dérive pós-situacionista e do seu ressurgimento enquanto prática artística crítica no mundo contemporâneo. Defendo que dérive pode ser entendido, pelo menos em algumas das suas manifestações, como um conceito fílmico, mas um conceito que não se associa ao cinema como uma tecnologia de projeção e um lugar devidamente históricos.
Referências
Auslander, Philip. 2006. “The Performativity of Performance Documentation.” PAJ: A Journal of Performance and Art 28 (3), 1–10.
Barthes, Roland. 1977. “Rhetoric of the Image.” Image, Music, Text. Ed. and trans. Stephen Heath, 32–51. New York: Hill and Wang.
Brakhage, Stan. (1971) 2001. “In Defense of Amateur.” In Essential Brakhage: Selected Writings on Film-Making, ed. Bruce R. McPherson, 142–50. Reprint, Kingston, N.Y.: Documentext.
Castro, Teresa. 2010. “Mapping the City through Film: From ‘Topophilia’ to Urban Mapscapes”. In The City and the Moving Image: Urban Projections, ed. Richard Koeck and Les Roberts, 144–55. New York: Palgrave Macmillan.
Crandall, Jordan. 2006. “Precision + Guided + Seeing.” CTheory, “1000 Days of Theory”. http://www.ctheory.net/articles.aspx?id=502
Critchley, Simon. 2006. “The Infinite Demand of Art.” Art & Research: A Journal of Ideas, Contexts and Methods, 3 (2): 1–14. http://www.artandresearch.org.uk/v3n2/critchley.php
Debord, Guy. 2001. “Due resoconti di deriva.” In Guy Debord (contro) il cinema, ed. Enrico Ghezzi and Roberto Turigliatto, 29–33. Milan: Il Castoro.
Debord, Guy. 2006. “Theory of Derive.” In Situationist International Anthology, ed. Ken Knabb, 62–68. Berkeley, CA: Bureau of Public Secrets, 2006.
Deleuze, Gilles, and Félix Guattari. 1988. A Thousand Plateaus: Capitalism and Schizophrenia. London: Bloomsbury.
Foucault, Michel. Technologies of the Self: A Seminar with Michel Foucault. Amherst, MA: U. of Massachusetts P., 1988.
Harley, J. B. 1989. “Deconstructing the Map.” Cartographica 26 (2): 1–20.
Hatfield, Jackie. 2005. “Expanded Cinema – And Cinema of Attractions.” Art In-Sight. 27 (1): 5–9.
Holt, Douglas B. 2010. Cultural Strategy Using Innovative Ideologies to Build Breakthrough Brands, Oxford: Oxford University Press.
Ivain, Gilles. 2001. “Formulario per un nuovo urbanismo.” In Guy Debord (contro) il cinema, ed. Enrico Ghezzi and Roberto Turigliatto, 17–22. Milan, Il Castoro.
O’Rourke, Karen. 2013. Walking and Mapping: Artists as Cartographers, Cambridge, MA & London: MIT Press.
Thielmann, Tristan. 2010. “Locative Media and Mediated Localities: An Introduction to Media Geography.” Aether: The Journal of Media Geography, 5a: 1–18. http://geogdata.csun.edu/~aether/pdf/volume_05a/introduction.pdf
Tuters, Marc. 2012. “From Mannerist Situationism to Situated Media.” Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies. 18 (3): 267–282.
Youngblood, Gene. 1970. Expanded cinema. New York: Dutton.