Adeptos do “fatual”. Le retour à la raison (1923) de Man Ray, Anémic cinema (124-26) de Marcel Duchamp e Dream Work (2001) de Peter Tscherkassky

  • Gabriele Jutz Universidade de artes aplicadas Viena Departamento de Estudos dos Médias 1010 Viena
Palavras-chave: Cinema experimental, Dada, filme e tatilidade

Resumo

O presente artigo procura demonstrar que o cinema, por resultar em artefatos produzidos tecnicamente, era uma média insatisfatória para os Dadaístas, contrário ao seu sentido de instantaneidade. O artigo focaliza na noção de “facticidade”, inspirada em Wieland Herzfeld, autor esse para quem Dada representava uma reação a todas as tentativas de negar o “fatual”. Manifestações de Dada, por exemplo o readymade, performances ao vivo, colagens, fotomontagens, e também fotogramas, comprovam uma nova e radical compreensão do realismo na arte, porque aderem a um “conceito anti-mimético do realismo” (Elsaesser 1996). Argumentarei que Dada não capitulou perante o cinema, senão assumiu um compromisso ao explorar estratégias diversas para reinserir o “fatual” na média de reprodução. Isto aconteceu 1) ao fazer da exibição do filme uma performance ao vivo; 2) ao provocar uma reação corporal do espectador; 3) ao experimentar com formas de realizar filmes artesanais e sem câmera; e 4) ao chamar atenção para a existência material do aparelho fílmico. Todas estas estratégias compartilham o desejo de reduzir (mas não necessariamente de abolir) a distância entre “realidade” e representação para manter a tatilidade primária do filme, descrita também por Walter Benjamin (1973) no seu texto “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”.

Biografia Autor

Gabriele Jutz, Universidade de artes aplicadas Viena Departamento de Estudos dos Médias 1010 Viena
Gabriele Jutz é professora de estudos de cinema e média na Universidade de Artes Aplicadas em Viena. Foi professora convidada na Universidade Livre de Berlim. Em 2009 realizou a sua Agregação/Livre-Docência com o trabalho Cinéma Brut. Eine alternative Genealogie der Filmavantgarde (publicada pela editora Springer em 2010). Em 2010 foi professora visitante na cadeira de Estudos de Cinema na Wolfgang von Goethe University, Frankfurt.
Publicado
2014-06-17
Secção
Dossier Temático