Filmes utilitários, amadores, órfãos e efémeros: repensando o cinema a partir dos “outros filmes”

  • Sofia Sampaio Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA), ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, 1649-026 Lisboa, Portugal
  • Raquel Schefer Sorbonne - Nouvelle Paris 3 University Université Sorbonne Nouvelle Paris 3 17 rue de la Sorbonne 75005 Paris
  • Thaís Blank Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), Fundação Getulio Vargas Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900
Palavras-chave: não-ficção, filme amador, filme de actualidades, Portugal, Brasil

Resumo

Os estudos de cinema têm vindo a construir-se em torno do filme de ficção, dentro de um paradigma predominantemente estético, autoral e nacional. Apesar de constituírem a maior parte da produção mundial, os filmes de não-ficção – uma categoria alargada, de metragem variada, que inclui diferentes géneros – têm sido marginalizados ou excluídos das várias histórias e historiografias do cinema, nacionais e internacionais. Esta introdução ao dossier “Outros Filmes”, começa por delinear o surgimento, na década de 1990, dentro e fora da academia, de perspectivas críticas que permitiram a valorização destes filmes e, por conseguinte, o seu estudo. É tendo em conta este contexto internacional que se apresenta um breve balanço do panorama português e brasileiro. O objectivo do dossier, a partir dos seus 6 artigos (a maior parte dos quais sobre o filme amador e o filme de actualidades), é lançar as bases para uma discussão mais vasta sobre o modo como os “outros filmes” podem (devem?) levar-nos a repensar os estudos de cinema e das imagens em movimento.

Biografias Autor

Sofia Sampaio, Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA), ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, 1649-026 Lisboa, Portugal
Investigadora auxiliar no Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA), do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).
Raquel Schefer, Sorbonne - Nouvelle Paris 3 University Université Sorbonne Nouvelle Paris 3 17 rue de la Sorbonne 75005 Paris
Investigadora, realizadora e curadora de filmes. É doutorada em estudos de cinema pela Universidade de Sorbonne - Nouvelle Paris 3.
Thaís Blank, Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), Fundação Getulio Vargas Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900
Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015) e em Histoire Culturelle et Sociale de L'Art pela Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne (2015). Coordena as atividades do Núcleo de Audiovisual e Documentário do CPDOC, Fundação Getulio Vargas.
Publicado
2016-07-18
Secção
Dossier Temático