Fotografia de poesia: devires da fabulação, durações em expansão e movimentos do instantâneo

  • Laila Melchior Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação (Eco-UFRJ), 22290-240, Rio de Janeiro, Brasil.

Resumen

A passagem do tempo nas fotografias de Alessandra Sanguinetti evoca a imagem em movimento se esta for entendida como mudança de qualidade. São imagens de um encontro entre o cinema e a fotografia que, contaminando-se mutuamente com seus processos, expandem-se um em direção ao outro. Uma duração real parte do referente (a vida quotidiana das personagens fotografadas) para a fabulação, fazendo surgir tantos outros seres, outros tempos, todos eles vivos na imagem. Trata-se de um género documental imaginário, onde as imagens evocam bifurcações, ganham corpo e movimento na medida em que não mais remetem a um real dado e objetivo, mas a um tempo alargado, de duração indeterminada. Os dez anos de feitura do ensaio The adventures of Guille and Belinda and The enigmatic meaning of their dreams aparecem então como se fotografados em uma única tarde. As durações e devires na passagem da infância à vida adulta ou do jogo superficial a um intenso encontro performativo fundam-se numa forma de discurso indireto livre. Por meio de uma noção ampla do dispositivo surge esta forma de subjetividade indireta livre própria à fotografia ocupando a fenda criada entre objetividade e subjetividade, privilegiando aspectos imateriais e temporais nas imagens.

Biografía del autor/a

Laila Melchior, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação (Eco-UFRJ), 22290-240, Rio de Janeiro, Brasil.
Laila Melchior é artista visual, escritora e pesquisadora brasileira. Mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ, investiga processos de hibridação entre as artes. Possui graduação em Audiovisual pela mesma instituição e tem formação adicional em Cinema pela Universidade Paris 3 - Sorbonne Nouvelle.

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Publicado
2014-09-19
Sección
Dossier temático