À espera do contra-campo: subsídios para uma leitura de uma nova História da Fotografia

  • Cláudia Coimbra Universidade do Porto, Faculdade de Letras, Departamento de Estudos Anglo-Americanos, CETAPS (Centre for English,Translation and Anglo-Portuguese Studies), 4099-002 Porto
Palavras-chave: história, fotografia, movimentos, beleza, mistério

Resumo

Leitura de uma abordagem "informal" da(s) técnica(s) e estética(s) da arte fotográfica, do Paleolítico à modernidade. Neste texto viajamos com e contra  imagens que o autor evoca como representativas de movimentos e momentos-chave da evolução de uma ideia de fotografia, sem que delas se percam a beleza e o mistério.

Biografia Autor

Cláudia Coimbra, Universidade do Porto, Faculdade de Letras, Departamento de Estudos Anglo-Americanos, CETAPS (Centre for English,Translation and Anglo-Portuguese Studies), 4099-002 Porto

Cláudia Coimbra é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Portugueses e Ingleses), pós-graduada em Clássicos da Literatura e mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes (romance inglês do século XVIII, obra de Samuel Richardson). Frequentou cursos em Itália (Erasmus) e Dinamarca (Instituto Camões) e participou em cursos livres sobre História do Cinema em várias instituições (Alliance Française, Faculdade de Letras/UP, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação/UP). Ensina Inglês e é tradutora freelance. Actualmente desenvolve o seu projecto de doutoramento e, enquanto investigadora, colabora com o CETAPS (Centre for English,Translation and Anglo-Portuguese Studies), grupo de investigação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. As suas áreas de interesse académico incluem os Estudos Culturais, os Estudos de Género, o Drama Renascentista Isabelino, o Romantismo e o Modernismo.

Publicado
2020-07-14