A escola francesa de som direto: Antoine Bonfanti e Paul Vecchiali, o caso Femmes, femmes (1974)
Resumo
O artigo aborda a tradição do som direto no cinema francês a partir de análise de caso do filme Femmes, femmes (1974). O filme de Paul Vecchiali conta com a presença do técnico de som Antoine Bonfanti, parceiro constante nas produções do cineasta francês e um dos principais nomes da moderna escola francesa de som direto que se inicia no início dos anos 1960. Em Femmes, femmes temos um exemplo bastante original do uso do som direto como principal elemento no tratamento sonoro assumido com todas as suas imperfeições e ruídos. Ao voltarmos nosso foco para o trabalho de Antoine Bonfanti, procuramos destacar a importância do técnico de som entendido também como um profissional de criação.
Referências
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FILMOGRAFIA
Antoine Bonfanti, traces sonores d'une écoute engagée [longa-metragem, Betacam & DV] Dir. Suzanne Durand, Le Mur du son cinema et al., França, 2002. 55mins.
Femmes, femmes [longa-metragem, 35mm] Dir. Paul Vecchiali, Unité 3, França, 1974, 115mins.