Aspectos da dramaturgia num projeto de video mapping de dança: o caso do projeto ‘Espaço Tempo Movimento’ (ETM)
Resumo
O presente artigo traz uma análise da dramaturgia do video mapping de dança “Espaço Tempo Movimento” (ETM), que teve lugar no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro em Maio de 2016, tomando como parâmetros a monumentalidade do suporte e a transitoriedade do público. A dramaturgia é analisada a partir das cenas desse video mapping, com auxílio conceitual dos filósofos Roger Scruton, Georges Didi-Huberman e Hans Ulrich Gumbrecht, utilizando os conceitos, respectivamente, de ‘beleza’, ‘imagem tautológica’ e ‘presença’, e enfatizando, sobretudo, a maneira como conceitos e autores auxiliaram o dramaturgo na busca dos resultados intencionados. Adotou-se uma visão “de dentro” para refletir sobre o processo criativo.
Os textos publicados na Aniki têm uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, contacte a Aniki e publicaremos uma correcção num dos próximos números.