Memória e identidade: uma jornada semiótica do self em True Detective

  • Jeferson Ferro Universidade Tuiuti do Paraná, 82010-330,Curitiba - PR/ UNINTER, 80020-110, Curitiba - PR
  • Fernando Torres Andacht Facultad de Información & Comunicación, Universidad de la República, 11200, Montevideo
Palavras-chave: self, identidade, signo icônico, True Detective, memórias

Resumo

Este artigo propõe uma leitura semiótica da relação entre memória e identidade através da análise de uma cena da segunda temporada da série True Detective (HBO, 2015). Buscamos entender como o processo de rememoração – neste caso, desencadeado pela presença de uma mancha no teto do quarto do protagonista – revela a jornada do self, dentro do contexto da produção audivisual contemporânea, no qual as narrativas da identidade ganharam destaque. Para isso, nos apoiamos na exegese do signo icônico peirceano feita por Ransdell (1997), e no trabalho de Andacht e Michel (2005) a respeito do self semiótico. A partir de um exemplo ficcional, procuramos demonstrar que a identidade enquanto um processo autointerpretativo está baseada na semiose, e que o exercício da narração da própria vida, o qual só pode ser feito a partir de lembranças, produz a geração presente dos seus signos.

Biografias Autor

Jeferson Ferro, Universidade Tuiuti do Paraná, 82010-330,Curitiba - PR/ UNINTER, 80020-110, Curitiba - PR

Professor Assitente na Uninter (Curitiba-PR) nos cursos de Comunicação. Possuo mestrado em literatura (UFPR), e sou atualmente doutorando no programa de Comunicação e Linguagens pela UTP (Curitiba-PR). Minha pesquisa foca nas questões de identidade e representação nas narrativas contemporâneas, tomando como base a teoria semiótica peirceana.

 

 

Fernando Torres Andacht, Facultad de Información & Comunicación, Universidad de la República, 11200, Montevideo

Doutor em Filosofia (Dr. Phil), University of Bergen, Noruega, 1998; M.A. em Linguística, Ohio University; Lic. en Letras, Fac. de Humanidades & Ciencias, Univ. de la República, Montevidéu. Bolsista Fulbright (1991) e da Fundação Alexander von Humboldt (1997-1998). Pesquisador Nível II, Sistema Nacional de Investigadores ANII/Uruguai. Professor Titular e Coordenador do Dep. de Teoria & Metodologia, Facultad de Información & Comunicación, Univ. de la República, Montevidéu; Prof. Convidado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens, Univ. Tuiuti do Paraná, Curitiba. Foi professor e pesquisador na Univ. Federal do Rio Grande do Sul (2002-2003), Unisinos (2004-2005), Univ. of Ottawa (2006-2015), e Univ. Nac. de Córdoba (2007- ). Lecionou no Uruguai, EUA, Noruega, Alemanha, Brasil, Chile e Canadá. Publicou dez livros e mais de cem artigos acadêmicos e capítulos de livros, principalmente a respeito do tema da representação do real nas mídias audiovisuais.

Referências

Andacht, Fernando Torres. “¿Qué puede aportar la semiótica triádica al estudio de la comunicación mediática?” Revista Galáxia, Vol. 12, No. 25, 24-37, 2013.

___________________. “Reflections on Iconic Power. From Technocynicism to Synechism”, Visio International Journal of Visual Semiotics. vol. 9, 1-2, 133- 150, 2004.

___________________; Michel, Mariela. “A semiotic reflection on self-interpretation and identity”. Theory and Psychology, Vol. 15(1): 51-75; 2005.

Giddens, Anthony. “Modernidade e identidade”. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.

Olney, James. “Memory and narrative – the weave of life-writing”. Chicago:

The University of Chicago Press, 1999.

Peirce, C. S. “The Collected Papers of C. S. Peirce”. Charles Hartshorne, Paul Weiss, and Arthur Burks (eds.) 1931-1958 Cambridge, MASS.: Harvard University Press

Ransdell, J. “On Peirce’s concept of Iconic Sign” (1997, accesible in Arisbe website: http://www.iupui.edu/~arisbe/menu/library/aboutcsp/ransdell/ICONIC.HTM)

_________. “Teleology and the Autonomy of the Semiosis Process". (1992, accessible in: http://www.cspeirce.com/menu/library/aboutcsp/ransdell/autonomy.htm)

Robinson, Tasha. “Black Mirror's third season opens with a vicious take on social media”. The Verge, Oct 24, 2016. Disponível em:

https://www.theverge.com/2016/10/24/13379204/black-mirror-season-3-episode-1-nosedive-recap

Santaella, L. “O que é semiótica”. São Paulo: Brasiliense, 2007.

__________. “Semiótica aplicada.” São Paulo: Cengage Learning, 2002.

Night Finds You, True Detective (ep 2, season 2), Anonymous Content, Passenger, USA, 2014, 58’34”.

Publicado
2019-02-06