Poéticas do Deslocamento no Documentário Ensaístico
Resumo
Este artigo investiga os movimentos de desterritorialização no cinema, analisando como as experiências de exílio, migração e diáspora reverberam no espaço diegético das narrativas. A partir do filme A Media Voz (2019), das cineastas cubanas Heidi Hassan e Patricia Pérez, refletimos sobre as dimensões subjetivas, históricas e políticas desses deslocamentos e sua inscrição na forma cinematográfica. Ao colocar em perspectiva a prática epistolar e autoetnográfica (Russell 1999), examinamos como as diretoras encenam suas subjetividades e constroem um sentido de alteridade nos interstícios do eu fragmentado. O artigo propõe uma aproximação entre os “cinemas com sotaque” contemporâneos (Naficy 2001) e o filme-ensaio, destacando como a forma ensaística opera em um entre-lugar, aberto às fraturas e aos processos de transformação das identidades migrantes e diaspóricas. Nesse contexto, propomos o conceito de paisagens do deslocamento para refletir sobre geografias afetivas que emergem da inscrição subjetiva dos corpos, vozes e gestos de quem habita entre-fronteiras — sejam elas simbólicas, linguísticas ou sociais.
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