Lumière Classics: A cinefilia digital e o “cinema do passado”

  • Paulo Portugal Cinema & Política, NOVA UFSH
Palavras-chave: Festival de cinema, preservação, cinema de património, cinefilia, era digital

Resumo

A 16ª edição do Festival Lumière revelou o programa de “Novos restauros” e “Tesouros & Curiosidades” patente na secção Lumière Classics. Uma vez mais, a cidade de Lyon encheu as salas para celebrar a excelência da recuperação do cinema do passado e a sua grande ligação com a cinefilia digital.

Referências

Hagener, Malte e Valck, Marijke de. 2005. “Down With Cinephilia? Long Live Cinephilia? And Other Videosyncratic Pleasures”. Em Cinephilia. Movies, Love and Memory. 11-26. Amsterdam: Amsterdam University Press.

Hagener, Malte. 2014. “Cinephilia in the Age of the Post-Cinematographic”. Em Notebook. Cinephile Directors in Modern Times. 6-16. Amsterdam: Amsterdam University Press.

Fossati, Giovanna. 2017. Film Heritage Beyond the Digital Turn. Amsterdam: University of Amsterdam.

Frappat, Marie. 2016. Histoire(s) de la restauration des films. Paris: CNRS Éditions.

Valck, Marijke de. 2008. “’Screening’ the Future of Film Festivals?”. Film International. 4(6): 15-23. https://doi.org/10.1386/fiin.6.4.24.

Filmografia

The Search / Anjos Marcados. Dir. Fred Zinnemann. EUA, 1949. 105 min.

Rashomon / Às Portas do Inferno. Dir. Akira Kurosawa. Japão, 1950. 88 min.

Blackmail / Chantagem. Dir. Alfred Hitchcock. Reino Unido, 1929. 85 min.

High Noon / O Combóio Apitou Três Vezes. Dir. Fred Zinnemann. EUA, 1952. 85 min.

Julia. Dir. Fred Zinnemann. EUA, 1977. 118 min.

Le Dernier Souffle. Dir. Costa-Gavras. França, 2024. 100 min.

Menschen am Sonntag / People on Sunday. Dir. Robert Siodmak e Edgar G. Ulmer. Alemanha, 1930. 74 min.

The Men / O Desesperado. Dir. Fred Zinnemann. EUA, 1950. 87 min.

Publicado
2025-07-19