Teoria dos Cineastas: uma abordagem para o estudo do cinema

  • Manuela Penafria Universidade da Beira Interior, Labcom-Comunicação e Artes, 6201-001, Covilhã
  • André Rui Graça Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, 3000-186, Coimbra
  • Eduardo Baggio Universidade Estadual do Paraná (Unespar), FAP – Faculdade de Artes do Paraná, 1357, Curitiba

Resumo

Texto de apresentação ao Dossier Temático.

Biografias Autor

Manuela Penafria, Universidade da Beira Interior, Labcom-Comunicação e Artes, 6201-001, Covilhã

Manuela Penafria é doutorada pela UBI (Universidade da Beira Interior) sendo o livro O paradigma do documentário – António Campos, cineasta (2009) resultante de parte da sua tese de doutoramento. É docente nos cursos de 1º e 2º Ciclos em Cinema, na UBI. É membro do conselho editorial de revistas portuguesas e brasileiras, assim como membro da comissão científica de vários eventos nacionais e internacionais. É membro coordenador do Grupo de Trabalho “Teoria dos Cineastas” da AIM, co-editora da Revista DOC On-line e investigadora do Labcom – Comunicação e Artes.

André Rui Graça, Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, 3000-186, Coimbra

André Rui Graça é doutorado pela University College London, com uma tese sobre o comércio do cinema português. É licenciado em Estudos Artísticos, pela Universidade de Coimbra e Master of Arts em Estudos Fílmicos pela University College London. Foi bolseiro de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia. É atualmente consultor de projetos no setor empresarial e investigador integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra. Membro coordenador do Grupo de Trabalho “Teoria dos Cineastas” da AIM.

Eduardo Baggio, Universidade Estadual do Paraná (Unespar), FAP – Faculdade de Artes do Paraná, 1357, Curitiba

Eduardo Tulio Baggio é doutorado pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) com a tese: Da teoria à experiência de realização do documentário fílmico. É docente nos cursos de Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo e Bacharelado em Cinema e Audiovisual, ambos da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Integra os grupos de pesquisa Cinema: Criação e Reflexão (Unespar/ CNPq) e Kinedária: arte, poética, cinema, vídeo (Unespar/ CNPq), foi membro coordenador do Grupo de Trabalho Teoria dos Cineastas da AIM e é membro coordenador do Seminário Temático Teoria dos Cineastas da SOCINE. Atua também como cineasta com ênfase em documentarismo.

Publicado
2020-07-14