Deixar o mundo acontecer

  • Christian Keathley Middlebury College
Palavras-chave: Laura Mulvey, cinefilia, momento cinefílico, tecnologias digitais

Resumo

O livro de Laura Mulvey, Death 24x a Second e o meu, Cinephilia and History, or The Wind in the Trees, saíram quase ao mesmo tempo, com meses de diferença, e têm em comum uma série de questões: o poder do pormenor fílmico, a relação desse pormenor com a história do cinema e com a história em geral, e os modos como as novas tecnologias digitais  (de acesso aleatório, com possibilidade de parar a imagem ou de reduzir a velocidade das imagens) convidam a um posicionamento do espectador — que geralmente se associa ao do cinéfilo — que facilita a descoberta de tais momentos. Laura Mulvey identifica dois tipos de espectador cinéfilo — o pensador e o possessivo — e faz notar que, apesar das aparentes diferenças entre si, a curiosidade intelectual do primeiro e o fascínio fetichista do segundo estão inevitavelmente interligados. Esta interligação é demonstrada através de uma discussão a propósito de vários momentos do filme de Frank Capra, It Happened One Night (1934).

Biografia Autor

Christian Keathley, Middlebury College
Associate Professor of Film and Media Culture
Publicado
2014-01-28
Secção
Dossier Temático