Ator como forma fílmica : metodologia dos estudos atorais

  • Pedro Guimarães Universidade Estadual de Campinas, Departamento de Cinema, Instituto de Artes, 13083-854, Campinas - SP
Palavras-chave: estudos atorais, análise fílmica, história e estética do cinema

Resumo

O artigo propõe uma metodologia científica do estudo estético do trabalho do ator nocinema e no audiovisual, os estudos atorais (acting studies). O campo de estudos,surgido nos Estados Unidos nos anos 1970 e desenvolvido a posteriori na França e nomundo anglo-saxão, almeja colocar o ator de cinema no centro da sua problemática,como lugar de expressão, de produção de sentido, de construção de formais visuais enarrativas, de possibilidade de circunscrição histórica pelo estudo cronológico de suaspráticas e de intermediação afetiva entre texto fílmico e espectador. Propomos retornaraos textos seminais do campo para condensar a colaboração de cada autor para o campoe propor cinco eixos de análises do estudo do corpo e da persona do ator, com oobjetivo de se criar base científica para a produção conhecimento histórico-estético dojogo atoral no cinema e em outros meios audiovisuais.

Biografia Autor

Pedro Guimarães, Universidade Estadual de Campinas, Departamento de Cinema, Instituto de Artes, 13083-854, Campinas - SP
Pedro Guimarães é professor do Departamento de Cinema e do Programa de Pós-Graduação em Multimeios (Instituto de Artes – Unicamp). Autor de Helena Ignez,actrice expérimentale (ACCRA/Univ. de Strasburgo, 2018), coordena o Grupo deEstudos sobre o Ator no Audiovisual (GEAs/Unicamp) e é membro do ACCRA(Laboratório Approches contemporaines de la création et recherche enarts/Universidade de Strasbourg-França). Desenvolve pesquisas sobre estudos atorais,gêneros cinematográficos e estética e história do cinema.
Publicado
2019-08-20