Design (tele-)audiovisual: os gestos de montagem em Black Mirror

  • Milena Szafir Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Grupo de Estudos Intervalos & Ritmos (#ir!) e Bolsas Projet'ares Audiovisuais, 60455-760, Fortaleza, Brasil
Palavras-chave: imagem-montagem, aesthesis, vinheta de abertura, pathosformeln, ficção científica.

Resumo

Na busca por uma filosofia do atual tele-audiovisual, como a série Black Mirror nos afeta? Montagem comumente é associada a três operacionalidades entre a transparência e a opacidade: 1. as lógicas do cinema clássico – continuidade (raccords) e inserções da paralela (ou alternada) –, 2. as dialéticas vanguardistas da escola soviética e 3. os “subversivos” jump cut e split screen. No entanto, a potência da obra se dá através de outros gestos de montagem. Esse ensaio é uma análise crítica sobre as estéticas da imagem-montagem ali presentes: operacionalidades reflexivo-criativas do design em movimento na remixabilidade profunda das artes e das técnicas.

Biografia Autor

Milena Szafir, Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Grupo de Estudos Intervalos & Ritmos (#ir!) e Bolsas Projet'ares Audiovisuais, 60455-760, Fortaleza, Brasil

Pesquisadora e Realizadora em Estéticas Videográficas e (Neo-)Cinematografias. Em 2011 recebeu o principal Prêmio Brasileiro em Arte e Tecnologia (ISM). Designer das obras “Panopticon Performances” (surveillance wireless VJing, 2003-2006), “Manifest Yourself” (live streaming mobile WebTV, 2005-2009), “Audio-Visual Rhetorics #MSc” (essay remix video, 2008-2010), “YouToRemix” (online interactive video, 2010), “The Memory Game Mashup” (online database aesthetics AV editing app, 2010-2015), “Stream'engrams of a revolution” (data visualizing essay video, 2014-2016), “Alice Remix” (experimental fulldome, 2018), “UnDe(r)sign Mirrorring” (video-article installation, 2018), “Alice 5x7” (AV new media installation, 2018) e “Let's Besprechen [On] Database Aesthetics Trial” (remix essay montage manifesto, 2018), entre outras. Desde 2013 é Professora Efetiva no ICA/UFCE, onde também  coordena as bolsas Projet'ares Audiovisuais, o coletivo #ir! (grupo de estudos nos modus operandi e estéticas da montagem audiovisual via banco de dados) e é orientadora no Programa de Pós-Graduação em Artes e nos Trabalhos de Conclusão de Curso em Motion Graphics e Filme-Ensaio.

Publicado
2019-02-06