Encenação e Aspecto: inflexões estilísticas na mise en scène da obra seriada televisiva de Aaron Sorkin
Résumé
Propomos aplicar uma heurística da análise de formatos seriados de televisão, considerando sistemas de redundância textual e de horizontes estéticos de recepção (consignados pela história da arte como “marcas de estilo” das obras). Observamos o funcionamento de elementos da encenação audiovisual dos seriados, no estatuto “aspectual” que guia o reconhecimento dessas obras, na acolhida presumida dessas marcas estilísticas nos tecidos narrativo e plástico das séries. Como campo de provas dessa vigência aspectual do estilo em seriados televisivos, elegemos a obra do dramaturgo estadunidense Aaron Sorkin, nos concentrando sobre o caso de The West Wing, na cooperação continuada estabelece entre ele e seus encenadores.

Os textos publicados na Aniki têm uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, contacte a Aniki e publicaremos uma correcção num dos próximos números.


