Cinema de Observação: o Olhar Autoral

  • Rodrigo Lacerda Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA), da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH), 1069-061 Lisboa
Palavras-chave: documentário, antropologia, cinema etnográfico

Resumo

Recensão crítica do livro Observational Cinema. Anthropology, Film, and the Exploration of Social Life, de Anna Grimshaw e Amanda Ravetz (2009).

Biografia Autor

Rodrigo Lacerda, Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA), da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH), 1069-061 Lisboa
Rodrigo Lacerda realizou vários documentários, incluindo Filhos do Tédio (2006, em co-realização com Rita Alcaire) e Pelos Trilhos do Andarilho - Ao Encontro de Ernesto Veiga de Oliveira (2010). Estudou Cinema e Televisão na London Metropolitan University e National Film and Television School, no Reino Unido, e concluiu o mestrado em Antropologia, especialização Culturas Visuais, na FCSH-UNL. Actualmente, está a desenvolver a investigação relativa ao seu doutoramento sobre documentários produzidos por indígenas no Brasil.

Referências

Anna Grimshaw e Amanda Ravetz. 2009. Observational Cinema. Anthropology, Film, and the Exploration of Social Life. Bloomington: Indiana University Press. 198pp.

Publicado
2015-02-19