Introdução ao Dossier Temático: Desafios metodológicos e conceptuais na Investigação Baseada na Prática Artística cinemática

  • Francisco Paiva Universidade da Beira Interior / iA* Unidade de Investigação em Artes
  • Paula Albuquerque Universidade Nova de Lisboa
Palavras-chave: Arts-Based Research, cinemática, metodologia, transdisciplinaridade, práticas contra-hegemónicas

Resumo

Este dossier temático da revista Aniki aborda os desafios metodológicos e conceptuais colocados à Arts-Based Research no campo das artes cinemáticas. Este tipo de investigação, ainda em consolidação, cruza artes, ciências e humanidades, propondo uma ecologia de práticas que valorizem a criação como forma de conhecimento. A investigação baseada na prática artística desafia as normas académicas tradicionais ao propor métodos híbridos, interdisciplinares e especulativos, ampliando o alcance epistemológico e estético da pesquisa. O dossier reúne cinco artigos selecionados entre diversas propostas, evidenciando o impacto sociocultural das práticas artísticas no audiovisual. Júlia Rodrigues analisa o filme A Media Voz (2019), de Heidi Hassan e Patricia Pérez, como uma autoetnografia poética do exílio e da identidade. Brian McKenna discute como as tecnologias audiovisuais, embora possibilitadoras, podem restringir a autonomia artística se não forem criticamente apropriadas. Vivian Castro Villarroel propõe o ensaio audiovisual como método para explorar memórias da desindustrialização, interligando imagem, som e arquivo. Tania de León investiga o desenho em realidade virtual como gesto imersivo e somático, repensando a presença e o corpo como agentes criativos. Por fim, Diana Toucedo, partindo da montagem como acto político, escreve um texto onde a criatividade é descrita como a capacidade de nos deixarmos tocar pelo assombro e o desejo de responder ao que nos deslumbra. Este conjunto de reflexões enfatiza a capacidade do cinema e das artes visuais para gerar conhecimento sensível, político e situado, promovendo novas linguagens e metodologias. Assim, o dossier reafirma o potencial da pesquisa artística para transformar não só a criação, mas também os modos de recepção e estudo, abrindo espaço a epistemologias contra-hegemónicas, decoloniais, feministas, queer e ecológicas.

Referências

Boomgaard, Jeroen, and Katie Clarke. 2022. Hinterlands: How To Do Transdisciplinarity. Amsterdam: ARIAS Amsterdam.

Cotter, Lucy. 2019. Reclaiming Artistic Research. Berlin: Hatje Cantz.

Deleuze, Gilles. 1985 L'image-temps. Cinéma 2. Paris: Les Éditions de Minuit.

Fuller, Matthew and Eyal Weizmann. 2021. Investigative Aesthetics: conflicts and Commons in the Politics of Truth. London and New York: Verso Books.

Henke, Silvia and Dieter Mersch, Nicolaj van der Meulen, Thomas Strässe, Jörg Wiesel. 2020. Manifesto of Artistic Research - A Defense Against its Advocates. Zurich: Diaphanes.

Manzano Águila, J., et al. 2017. Estrategias creativas para el dibujo en entornos de realidad virtual. Facultad de Artes y Diseño de la Universidad Nacional Autónoma de México. http://dibujovirtual.rua.unam.mx.

Pedrosa, Mário. 1967. “O 'bicho-da-seda' na produção em massa.” In Mundo, homem, arte em crise, edited by Aracy Amaral, 109–13. São Paulo: Perspectiva, 1975.

Pareyson, Luigi. 1984. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes.

Smith, Hazel, and Dean, Roger. 2010. Practice-led Research, Research-led Practice in the Creative Arts, Edinburgh: Edinburgh University Press.

Stengers, Isabelle. 2005. “Introductory Notes on an Ecology of Practices.” Cultural Studies Review 11 (1): 183–96. https://epress.lib.uts.edu.au/journals/index.php/csrj/issue/view/165.

Publicado
2025-07-22