Criar nos Silêncios. Uma entrevista com Assumpta Serna
Resumo
Nesta entrevista, Assumpta Serna reflete sobre a sua experiência como atriz na indústria cinematográfica espanhola, desde a sua estreia no final dos anos 70 até 1986, nos anos da transição democrática. Serna partilha as dificuldades de diálogo criativo com cineastas como Carlos Saura e Pedro Almodóvar, e como encontrou nos gestos e nas formas de expressão, através do close-up ou do olhar, o pensamento e o desejo feminino ativo das suas personagens.
Referências
Sem essa, Aranha [longa-metragem, digital]. Dir. Rogério Sganzerla. Produção: Embrafilme, Belair Filmes, Júlio Bressane e Rogério Sganzerla, Brasil, 1970. 102 mins.
Vida [longa-metragem, digital]. Dir. Paula Gaitán. Produção: Aruac Filmes, Pedro Tavares e Anna Sette, Brasil, 2008. 70 mins.
Coto de caza (Code of Hunt) [longa-metragem]. Dir. Jorge Grau. Produção: Anem Films S.A., Estela Films S.A., Kalender Films Internacional S.A., Paraguas Films S.A., Espanha, 1983. 105 min. Cópia consultada em Flixolé.
Crónica sentimental en rojo (Sentimental Crime Report) [longa-metragem]. Dir. Francesc Rovira-Beleta. Produção: Laro Films, Espanha, 1986. 100 min. Cópia consultada em formato DVD. Edição: Suevia Films, 2007.
Dulces horas (Sweet Hours) [longa-metragem]. Dir. Carlos Saura. Produção: Elías Querejeta P.C., Espanha, 1984. 106 min. Cópia consultada em Flixolé.
El jardín secreto (The Secret Garden) [longa-metragem]. Dir. Carlos Suárez. Produção: InCine S.A, Jet Films, Espanha, 1984. 100 min. Cópia consultada em formato DVD. Edição: Fílmax Pictures, 2010.
Matador [longa-metragem]. Dir. Pedro Almodóvar. Produção: Compañía Iberoamericana de TV, RTVE, Espanha, 1986. 102 min. Cópia consultada em Flixolé.
La orgía (Orgy) [longa-metragem]. Dir. Francesc Bellmunt. Produção: Producciones Zeta, Espanha, 1978. 101 min. Cópia consultada em Flixolé.
Polvos mágicos (Magic Powder). [longa-metragem]. Dir. José Ramón Larraz. Produção: José Frade P.C., Espanha, 1979. 88 min. Cópia consultada em formato DVD. Edição: DeAPlaneta, 2008.