As Representações Culturais das Trabalhadoras Domésticas Remuneradas na América Latina Contemporânea
Resumo
Recensão crítica do livro Paid to Care: Domestic workers in contemporary Latin American culture (2023), escrito por Rachel Randall. A obra faz uma análise das representações culturais do trabalho doméstico remunerado na literatura, no cinema e na cultura digital da América Latina contemporânea.
Referências
Burgos, Elizabeth. 1983. Me llamo Rigoberta Menchú y así me nació la conciencia. [Venezuela?]: Argos Vergara.
Caraballo, Ramona. 1987. La niña, el chocolate, el huevo duro: Historia verídica y real para personas formadas. [Montevideo?]: Monte Sexto.
Carvalho, Lenira. 1982. “Só a gente que vive é que sabe: Depoimento de uma doméstica”. Em Cadernos de Educação Popular 4, 9-78. Petrópolis: Vozes.
da Silva, Francisca Souza. 1983. Ai de vós! Diário de uma doméstica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
de Jesus, Carolina Maria. 1986. Diário de Bitita. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
Ferraz, Lígia Maciel. 2021a. “Imagens fantasmagóricas das empregadas domésticas no cinema brasileiro contemporâneo”. Em Aqui jaz o último ato: 3o Cine-Fórum da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, organizado por Renan da Silva Dalago, Victória Nantes Marinho Adorno e Clériston Raíque Jara da Costa, 747-157. Campo Grande: Cine-Fórum UEMS.
__________. 2021b. “Na casa dos outros: Trânsitos e ambiguidades das empregadas domésticas no cinema latino-americano”. Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. https://repositorio.ul.pt/handle/10451/48945.
Gutiérrez, Ana. 1983. Se necesita muchacha. Ciudad de México: Fondo de Cultura Económica.
Maguire, Geoffrey, e Rachel Randall, org. 2018. New Visions of Adolescence in Contemporary Latin American Cinema. New York: Palgrave Macmillan.
Mazierska, Ewa. 2013. “Work, Struggle, and Cinema”. Em Work in Cinema: Labor and the human condition, organizado por Ewa Mazierska, 1-25. New York: Palgrave Macmillan.
Osborne, Elizabeth, e Sofía Ruiz-Alfaro, org. 2020. Domestic Labor in Twenty-First Century Latin American Cinema. Cham: Palgrave Macmillan. https://doi.org/10.1007/978-3-030-33296-9.
Shaw, Deborah. 2017. “Intimacy and distance: Domestic servants in Latin American women’s cinema: La mujer sin cabeza and El niño pez/The Fish Child”. Em Latin American Women Filmmakers: Production, politics, poetics, organizado por Deborah Martin e Deborah Shaw. London, New York: I.B.Tauris.
Sosa, Cecilia. 2009. “A counter-narrative of Argentine mourning: The Headless Woman (2008), directed by Lucrecia Martel”. Theory, Culture & Society 26(8): 250-262. https://doi.org/10.1177/0263276409349279.
Souto, Mariana. 2019. Infiltrados e invasores: Uma perspectiva comparada sobre as relações de classe no cinema brasileiro. Salvador: Edufba.
Viezzer, Moema. 1977. “Si me permiten hablar…”: Testimonio de Domitila, una mujer de las minas de Bolivia. Ciudad de México: Siglo XXI Editores.