Três ideias para um geocinema em Werner Herzog

  • Lennon Macedo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Demétrio Rocha Pereira Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
  • Cássio de Borba Lucas Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Palavras-chave: Acontecimento, geocinema, sublime, Terra, Werner Herzog

Resumo

O artigo analisa a filmografia de Werner Herzog, sobretudo a mais recente (anos 2000 em diante), orientado pela hipótese de que essa filmografia aponta para um cinema da Terra, aqui nomeado geocinema. No que orienta um mapeamento de signos e ideias cinematográficas em filmes como O homem urso (2005), Encontros no fim do Mundo (2007), Visita ao Inferno (2016), Fireball (2020) e outros, tal hipótese consiste em perceber e tornar pensável uma sensibilidade acontecimental da obra herzoguiana acerca das catástrofes climáticas e das relações planetárias entre humanos e outros modos de existência. Esse pensamento geocinematográfico se faz notório a partir de três ideias audiovisuais: uma tensão entre o Pequeno e o Grande, com que a diferença de escala evidencia limites e potencialidades da relação entre o humano e o além-do-humano; um encontro com o acontecimento de Gaia, que torna visível a indiferença catastrófica da Terra para com a humanidade; um enciclopedismo perspectivista, que coleciona personagens atraídos por zonas abismais. As três ideias se traduzem à luz da filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari, que descreve os atos de criação artísticos não a partir de sua materialidade fenomênica, mas de ideias, como de operações singulares de pensamento que povoam as obras. Assim, a análise dessas intensidades ideais leva a considerar que o pensamento geocinematográfico que permeia os filmes de Werner Herzog indica modos de conviver com a catástrofe desde uma ética sensível do acontecimento.

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Filmografia

Aguirre, a cólera dos Deuses [longa-metragem, digital]. Dir. Werner Herzog. Werner Herzog Filmproduktion/Hessischer Rundfunk (HR)/Estudios Churubusco Azteca S.A., Alemanha Ocidental, 1972. 95 min.

A caverna dos sonhos esquecidos [longa-metragem, digital]. Dir. Werner Herzog. Creative Differences/History Films/Ministère de la Culture et de la Communication, Alemanha/França/EUA, 2010. 90 min.

Eis os delírios do Mundo conectado [longa-metragem, digital]. Dir. Werner Herzog. Saville Production, EUA, 2016. 98 min.

Encontros no fim do Mundo [longa-metragem, digital]. Dir. Werner Herzog. Discovery Films/Creative Differences Productions/Discovery Channel, EUA, 2007, 99 min.

Fireball: Mitos, cometas e meteoros [longa-metragem, digital]. Dir. Werner Herzog & Clive Oppenheimer. FILM srl/Sandbox Films/Spring Films, EUA, 2020. 97 min.

Fitzcarraldo [longa-metragem, digital]. Dir. Werner Herzog. Werner Herzog Filmproduktion/Pro-ject Filmproduktion/Filmverlag der Autoren, Alemanha Ocidental/Peru, 1982. 158 min.

La soufrière. Warten auf eine unausweichliche Katastrophe [curta-metragem, digital]. Dir. Werner Herzog. Süddeutscher Rundfunk (SDR)/Werner Herzog Filmproduktion, Alemanha Ocidental, 1977. 31 min.

O enigma de Kaspar Hauser [longa-metragem, digital]. Dir. Werner Herzog. Werner Herzog Filmproduktion/Zweites Deutsches Fernsehen (ZDF)/Filmverlag der Autoren, Alemanha Ocidental, 1974. 110 min.

O homem urso [longa-metragem, digital]. Dir. Werner Herzog. Lionsgate Films/Discovery Docs/Real Big Production, EUA, 2005. 103 min.

O país do silêncio e da escuridão [longa-metragem, digital]. Dir. Werner Herzog. Referat für Filmgeschichte/ Werner Herzog Filmproduktion, Alemanha Ocidental, 1971. 85 min.

Tokyo-Ga [longa-metragem, digital]. Dir. Wim Wenders. Chris Sievernich Filmproduktion/Gray City/Road Movies Filmproduktion, EUA, Alemanha Ocidental, 1985. 92 min.

Visita ao Inferno [longa-metragem, digital]. Dir. Werner Herzog. Matter of Fact Media/Spring Films/Werner Herzog Filmproduktion, Reino Unido/Alemanha/Canadá, 2016. 104 min.

Werner Herzog Eats His Shoes [curta-metragem, digital]. Dir. Les Blank. Flower Films, EUA, 1980. 22 min.

Publicado
2024-07-18
Secção
Dossier Temático