Um Trabalho Sobre a Memória. Entrevista a Dídio Pestana

  • Tiago Ramos Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA)
Palavras-chave: Arquivo de cinema, dispositivos cinematográficos, filme-diário, montagem, prática diarística

Resumo

Entrevista com Dídio Pestana, realizador de Sobre Tudo Sobre Nada (2018), estreado no Festival Internacional de Cinema de Locarno, na qual se discute o processo de produção do seu filme-diário, desde a filmagem à metodologia de montagem. Pestana relata o começo do seu trajecto no cinema enquanto sound designer, a importância das colaborações que desenvolveu em projectos documentais, e o princípio da prática diarística com câmaras analógicas. O realizador descreve a abordagem à prática fílmica, as inspirações no campo do cinema diarístico, e a relação que tem com as imagens que filmou. A montagem dos registos fílmicos e o processo de ressignificação das imagens de arquivo também fazem parte tópicos analisados pelo diarista nesta entrevista.

Referências

Filmografia

Balaou [longa-metragem]. Real. Gonçalo Tocha. Portugal, 2007, 77min.

Bye, Bye, My Blackbird [curta-metragem]. Real. Gonçalo Tocha. Portugal, 2006, 26min.

É na Terra Não é na Lua [longa-metragem]. Real: Gonçalo Tocha. Portugal, 2011, 193 min.

Fogo no Lodo [longa-metragem]. Real. Catarina Laranjeiro e Daniel Barroca. Portugal, Guiné-Bissau, Kintop, 2023, 119 min.

Sobre Tudo Sobre Nada [longa-metragem]. Real. Dídio Pestana. Kintop, Portugal, 2018, 87min.

Spell Reel. Real. Filipa César. Portugal, Guiné-Bissau, França, Alemanha, Spectre Productions, 2017, 96 min.

Regulado [curta-metragem]. Real. Filipa César. Guiné-Bissau, 2012, 23min.

Publicado
2025-07-19